Professora da Uema realiza minicurso sobre DNA

Por em 24 de outubro de 2013

A professora Sandra Fernanda de Castro Nunes, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ministrou, na manhã de hoje (23), o minicurso intitulado “DNA pintado”, como uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no São Luís Shopping.

Na oportunidade, a professora Sandra Fernanda, como técnica de interação com os presentes, montou um DNA de origami, fazendo com que todos desenvolvessem sua criatividade e, ao mesmo tempo, conhecessem a composição do DNA. Foram apresentados todos os elementos que integram o DNA, tais como: os filamentos externos, as bases nitrogenadas purinas e as ligações internas.

O objetivo foi desenvolver a aprendizagem, a partir da arte e de maneira didática, mostrando os principais elementos e características da molécula de DNA feitos pela técnica do origami. O modelo se apresenta como uma atividade desafiadora e envolvente, no qual todos puderam visualizar a estrutura do DNA.

O stand da Uema contou com a presença de professores de Educação Física, que estavam realizando avaliações físicas dos visitantes. Na ediçao passada, foram realizadas mais de 600 avaliações. Na oportunidade, foi realizado também, um aulão de ginástica aeróbica e localizada com a participação de um grande público.

Além disso, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na universidade estava presente com a apresentação de uma cadeira de rodas, impulsionados por um paciente ou deficiente físico.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com programação durante todo o dia até o próximo sábado (26), no São Luís Shopping.