Professora da Uema relançou obra nesta quinta-feira no prédio do Curso de História

Por em 3 de outubro de 2013

A professora do Departamento de Educação e Filosofia (Defil), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Maria José Rabelo Aroucha, relançou hoje (3), a partir das 11h, no prédio de Curso de História, Rua da Estrela – Centro Histórico, o livro “Deficiência, escolarização e trabalho: a pessoa com deficiência auditiva no mercado de trabalho em São Luís”.

A obra é resultado da dissertação de Mestrado em Educação, que a professora realizou na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), contemplada com o auxilio para publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Maranhão (FAPEMA). O livro foi publicado pela Editora Café & Lápis, em co-edição com a Editora da Uema.

A Profa. Dra. Marilete Geralda da Silva – Mestrado Ufma e orientadora da autora –, no prefácio do livro, “convida o leitor a constatar por sua própria experiência, a grande contribuição que esta obra traz para o entendimento de que, antes de um sujeito ser considerado como tal por sua deficiência e ser sobredeterminado por ela, pelos que com ela convivem em todos os aspectos do seu desenvolvimento, pode se constituir como um sujeito como os demais (igual e diferente ao mesmo tempo)”.

Já a professora Nilza Oliveira Quixaba (Ufma), ressalta que “a importância singular da obra centra-se também pelo registro do momento histórico em que se inseriu o estudo, pelo seu ineditismo e pela riqueza do trato das questões abordadas em relação aos dilemas, sucessos e insucessos permearam a inserção das pessoas com deficiência auditiva no âmbito do trabalho formal.