Professores do CESC realizam SNCT em Caxias

Por em 23 de outubro de 2013

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na cidade de Caxias, a coordenação do evento instalou o Planetário, que esta fazendo o maior sucesso, com uma estrutura montado em uma das salas do Centro de Cultura, disponível entre os dias 21 e 25, em seções que irão das 8h às 19h. O aparelho oferece 30 vagas por seção, sob a responsabilidade do professor Ediomar Serra. O Planetário é uma das atrações disponibilizadas pela Fapema para a programação da SNCT em Caxias.

De acordo com a professora Fátima Salgado, uma das coordenadoras da SNCT pela Uema na cidade, na abertura dos trabalhos, os amantes das artes cênicas puderam assistir uma belíssima apresentação da Escola de Balet do Instituto Salmos de Ensino, encantando e emocionando com seus movimentos em perfeita simetria. Em seguida, informou a professora, aconteceu uma homenagem aos doutores caxienses, pelo reconhecimento de seus trabalhos, porque o “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”, disse Paulo Freire.

O dia terminou com uma palestra musical, que teve como tema “Sons do Sertão Luiz Gonzaga: musica e identidade”, cantada e apresentada pelo doutorando Jonas Rodrigues, que dá especial atenção à trajetória biográfica, não só de Luiz Gonzaga, mas também de seus parceiros, verificando que as músicas, letras, ritmos e a performance do autor, serviram como táticas discursivas para a construção de uma imaginário de Nordeste, deixando o público  em êxtase.

“Hoje, pela manhã, tivemos a caminhada “Ciência em movimento”, onde contamos com a presença de centenas de alunos, começando na beira rio, passando pelo Centro Histórico da cidade e finalizando na praça Pantheon, onde o evento acontece”, explica a professora Fátima.