Professores lançam livro no V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão


Por em 10 de outubro de 2013



Aconteceu na noite de ontem (9),  no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), durante o V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, o lançamento de várias obras de professores da Uema e de outras Instituições.

O livro "Da ilha dos bem-aventurados à busca do Santo Graal", da professora Adriana Zierer, do Curso de História da Uema, apresenta artigos publicados pela professora entre 2001 e 2011, com temas referentes a História Antiga e Medieval. Já a obra"Ensino e debate na Universidade Parisiense do Século XIII – Tomás de Aquino e Boaventura e Bagnoregio", da professora Terezinha Oliveira (Universidade de Maringá), trata de virtudes sociais como o respeito, a hierarquia e a civilidade, além de destacar que essas questões sociais são fundamentais para a formações dos indivíduos.

Outras obras lançadas foram "O dote é a moça educada: mulher, dote e instrução", da professora Elisabeth Sousa Abrantes (Uema); "Sob a mira da câmara: viver e trabalhar na cidade de São Luís", do professor Carlos Alberto Ximendes (Uema); "Fachada da inserção: a saga da civilidade em São Luís do Maranhão", da professora Júlia Constança Pereira; "Um cambatente pela História Professor Flamarion Cardoso", dos organizadores Sônia Regina Rebel de Araújo e Alexandre Carneiro Cerqueira de Lima (UFF) e "Educação, Política e Religião no mundo antigo", organizadores José Renato de Araújo Sousa e José Lourenço Pereira da Silva.

Segundo a professora Terezinha Oliveira, "participar desse evento, que é uma espacialidade de produção de pesquisa é extremamente relevante, pois essa atividade de lançamento de livros mostra como a temática apresentada nesse Encontro vem ganhando destaque".

O V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão visa fortalecer a pesquisa sobre a Antiguidade e o Medieval, além de possibilitar um ambiente de troca de conhecimento entre estudantes e pesquisadores dessa área.



Últimas Postagens