Práticas de ensino, inovação tecnológica e formação do profissional de matemática são destaques na III Semana de Matemática

Por em 30 de outubro de 2013

A III Semana de Matemática trouxe, em seu segundo dia, uma série de atividades dentre minicursos, sessões técnicas e palestras aos mais de 200 inscritos no evento. Sob organização do Departamento de Matemática e Informática, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a semana aborda neste edição a “Matemática e suas aplicações”.

Durante os três dias serão oferecidos 7 minicursos dentre eles, “Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade na educação básica através da resolução de problemas”, ministrado pela professora Norma Suely Gomes Allevato, da Universidade Cruzeiro do Sul  (UNICSUL) e pelo professor Manoel Ferreira Borges, da Universidade Ceuma. O minicurso visa apresentar uma forma diferente de trabalhar com resolução de problemas no ensino de matemática, iniciando as aulas com um problema para os alunos resolveram. “A metodologia é simples, o professor lança um desafio e o aluno, por sua vez, pensa nas formas como poderia resolver e, por fim, o professor apresenta o conteúdo novo, como o melhor para solucioná-lo”, destacou a professora Norma Suely.

A inovação tecnológica na área da matemática também foi discutida durante as sessões técnicas, pela mestranda Elda Regina Sena Caridade, que abordou o “Estudo comprobatório da teoria das filas utilizando a ferramenta Arena”. A mestranda destacou as características da fila e o porquê do seu uso, como uma estrutura matemática para se atuar na qualidade da produção, do serviço e do atendimento. “Fila é uma ferramenta matemática analítica que vai ser utilizada em paralelo com o software Arena, que se propõe a auxiliar na otimização do sistema, melhorando o atendimento dos usuários”, explicou Elda Regina Sena Caridade.

A formação permanente do profissional de matemática também foi bastante debatido entre os participantes por meio da palestra “Trajetória e formação do professor que ensina matemática e a busca pela formação permanente”, do professor Manoel dos Santos Costa, da Universidade Ceuma, que apresentou sua trajetória de formação acadêmica e desenvolvimento profissional, sempre em busca constante de qualificação. “É necessário incentivar os alunos do curso de Matemática para atuarem na formação acadêmica, mostrando a importância da formação continuada. A III Semana de Matemática está envolvendo alunos e profissionais de várias instituições, o que já mostra o interesse deles em buscar uma formação”, disse Manoel dos Santos Costa.

A III Semana de Matemática acontece até o dia 1 de novembro e vai contar com palestras de renomados professores de várias Instituições de Ensino Superior, minicursos, sessões técnicas e sessões de pôsteres.