Reitor visita polo do Darcy Ribeiro em Pedreiras

Por em 14 de outubro de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira realizou, na última quinta-feira (10), uma visita técnica ao polo do Programa Darcy Ribeiro, na cidade de Pedreiras.

O coordenador do polo, Cícero Carneiro Aragão, apresentou ao reitor as instalações do prédio que abriga os cursos de licenciatura em Matemática, Biologia, Física, Química e História.

O reitor José Augusto destacou a importância do programa, considerando os problemas de formação dos professores no estado. “O Darcy Ribeiro, com essas licenciaturas, vem com uma dimensão não somente para quem já está na rede de ensino, mas também, para a formação de novos profissionais, que irão atuar na sociedade e contribuir na qualidade do ensino regular”, destacou o reitor para a turma do 3º período do Curso de Química Licenciatura.

Já o coordenador do polo, enfatizou que o programa vem apresentando um quadro positivo para a região, no entanto, ressalta que muitos alunos, ao passar em concursos públicos, abandonam o curso, tendo uma visão curta e apressada. “A necessidade de profissionais na área da educação, em Pedreiras, é muito maior do que o número de alunos matriculados. Nós temos que ter novas turmas e dar continuidade ao Programa, para incentivar os nossos alunos a atuarem na cidade”, ressaltou Cícero Carneiro Aragão que, também, se preocupa com o planejamento e controle do funcionamento do polo, como o dia de início e término das aulas, controle de professores, dia reposição de aulas não ministradas, entre outras atividades. “Com essa metodologia, nós interagimos com o aluno”, enfatizou o coordenador.

O polo de Ensino Superior da Uema, convênio de cooperação técnica, funciona desde 23 de maio de 2012 e, atualmente, conta com 108 alunos matriculados. Os cursos funcionam alternadamente nos três turnos, com uma estrutura de duas salas de aula climatizadas, um auditório com capacidade para 60 lugares, uma secretaria com acervo bibliográfico, um laboratório de informática (em fase de finalização), um laboratório com equipamentos específicos para os cursos de Matemática, Química, Física e Biologia, uma sala de leitura, dois vestiários, área de vivência e cantina.