Segundo dia do Encontro de História Antiga e Medieval tem mesas coordenadas e oficinas

Por em 10 de outubro de 2013

O segundo dia do V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão movimentou a nova sede do Curso de História da Uema, no Centro Histórico. Com um público aproximado de 400 participantes, estudantes e pesquisadores participaram de mesas coordenadas, oficinas e conferências. O evento também apresentou ao público atividades culturais e contará ainda com Lançamento de Livros.

Com a temática: Sonhos, Mitos e Herois, as linhas de pesquisas apresentadas durante a manhã de hoje (9), giraram em torno do Imaginário Medieval, o Feminino, o Poder Régio, o Sonho e a Narrativa.

A coordenadora do evento, a professora Adriana Zierer, explica que a escolha da temática está relacionada à questão do imaginário, muito recorrente na História Medieval. “O tema dos Sonhos é um tema bastante abordado na História Medieval, trabalhamos também com a questão do Imaginário e dos sonhos. Por isso, temos vários historiadores famosos que trabalham com essa linha de pesquisa”.

Além dos Sonhos e Mitos, o Encontro Internacional levantou discussões sobre a Memória e a Identidade, nas mesas de discussões de hoje (9). “A questão da Memória e da Identidade são fundamentais. A memória é o que nos identifica hoje em dia com o passado”, relatou a docente.

Oficinas

Durante a tarde as oficinas de Dança Medieval, ministrada pelos professores Márcio Selles e Lenora Mendes, da Universidade Federal Fluminense, e de Armas e Armaduras Medievais, ministrada pelo grupo de SCAM (Sistema de Combates com Armas Medievais), junto com o professor Mariano Lisbôa, da Universidade Federal de Santa Catarina, continuam as atividades junto ao público.

A programação do segundo dia de evento, conta, ainda, com atividade cultural e Lançamento de Livros, a partir das 18h30.