Teoria e Prática: Copea promove atividades para comunidade acadêmica e sociedade civil

Por em 23 de outubro de 2013

A Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza, durante os dias 23 e 24, o evento “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”, como parte da Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A atividade é voltada, principalmente, para as escolas públicas do entorno, que acontece no prédio do Curso de Ciências Biológicas, Campus Paulo VI, com o objetivo de correlacionar o desenvolvimento sustentável e o cuidado ao idoso.

Na manhã desta quarta-feira (23), os alunos do Centro de Ensino Menino Jesus de Praga assistiram a palestra “Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais”, ministrada pelo estudante Wenderson Santos Vasconcelos.

A professora Andréa de Araújo, presidente da Copea e diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), explica que a realização da atividade no campus Paulo VI, visa facilitar a participação dessas escolas que estão próximas à Uema.

“A ideia é justamente provocar essa aproximação, porque a Copea não objetiva trabalhar semente dentro dos muros da Uema. A ideia é que possamos contribuir com o entorno, e é por isso, que propomos a atividade aqui, tanto para envolver mais a Universidade, como também a comunidade. Além de promover cursos de capacitação e oficinas, algo que tínhamos previsto para 2013. Para 2014, estamos fechando um planejamento com muitas atividades, especialmente, na formação continuada para servidores, técnicos administrativo, docentes e discentes, bem como firmar parcerias com  escolas do entorno”, ressaltou Andréa.

Daniele Pereira Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio, destaca que a palestra foi bem esclarecedora e que serviu muito para ser aplicada no dia a dia. Daniele disse, ainda, que vai começar a fazer em casa o que aprendeu sobre coleta seletiva e reciclagem.

“Foi um momento importante, acredito que os alunos conseguiram tirar muito proveito da atividade. É um momento também em que a Universidade consegue abrir as portas à comunidade e, por parte da escola que eu represento, nós vemos como algo muito positivo, que faz aumentar a sensibilidade para essas questões ambientais", apontou o professor de Geografia, Cleomines Garcia da Silva.

Durante a tarde, foram oferecidas duas oficinas de reutilização de garrafas pet e de papel, ministradas por Elias Costa Ferreira Júnior, membro efetivo do Copea e do DCE, e por Itatiane Moraes Povoas Ribeiro, bióloga e tutora do Curso Técnico em Meio Ambiente (UemaNet), respectivamente.

As oficinas trabalharam com alunos do ensino fundamental, da Uniti e com estudantes da Uema de São Luís, e de outros campi, como Santa Inês e Codó. As oficinas apresentaram ideias inovadores para reutilização dos materiais, dando formato a caixas decorativas e bonecas feitas de papelão e jornal; flores com cartelas de ovos; caranguejos e peixes para decoração, cofres e porta-canetas aproveitando garrafas pet, entre outros.

A programação da Copea segue até amanhã (24), com a palestra “Desenvolvimento Sustentável e Cuidado ao Idoso” e uma Mini Gincana.