Uema encerra as atividades da SNCT com saldo positivo

Por em 28 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) encerra as atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com saldo positivo. Foram seis dias de grande contribuição à sociedade e intensa movimentação nos stands da instituição.

Durante o evento, o público pode conhecer mais sobre os programas, pesquisas e projetos que a universidade desenvolve. Houve sorteio de materiais recicláveis e de mudas de plantas frutíferas e ornamentais, além da oferta de jogos interativos, oficinas, minicursos e palestras, com professores e alunos da Uema.

O Programa Darcy Ribeiro contribuiu com atividades interativas, como o Quis, em que alunos puderam testar seus conhecimentos nas áreas das Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), além de História e Letras. Também foram destaques as ações do Núcleo Geoambiental (Nugeo), com apresentação das amostras dos Laboratórios de Geoprocessamento, de Meteorologia e de Recursos Hídricos.

O Núcleo de Tecnologia para Educação (UemaNet) chamou a atenção do público com exposição de seu aparato tecnológico, lousa digital e videoaulas . Vários professores ligados ao UemaNet apresentaram palestras, dentre eles, a professora Ilka Serra, que proferiu, na quinta-feira (25), o tema “Por que estudar a distância faz a toda a diferença?”.

“Eu percebo que existe ainda um certo preconceito, mas existe também uma iniciativa muito grande dos alunos em buscar e conhecer o que é um curso a distância. Hoje, ofertamos 4 cursos de graduação a distância, 13 cursos técnicos e 3 de pós-graduação. A Uema apresenta uma realidade muito grande no estado. E eles têm buscado o stand do UemaNet para saber mais sobre esses cursos”, esclareceu a professora.

Também houve a exposição feita pelos estudantes do Centro de Ciências Tecnologicas (CCT). A equipe Coyote, composta por graduandos de Engenharia Mecânica e de Produção, levaram para a SNCT um protótipo de veículo do tipo kart, com o qual participaram da Maratona Universitária da Eficiência Energética, que ocorreu em julho, em Interlagos – São Paulo.

Rayston Oliveira Sousa, um dos integrantes da equipe afirma que a receptividade foi boa e, que, essa é uma forma de incentivar e provocar o interesse dos jovens, em optar pelos cursos das engenharias, tendo em vista a grande quantidade de alunos do Ensino Médio na Semana.

Outro Núcleo da Uema que atraiu muito a atenção dos participantes foi o de Inovação Tecnológica (NIT), que explicou aos interessados como se dá a tramitação de depósito e pedido de patente de uma invenção. O NIT está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), e é responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na universidade, mas também realiza o atendimento e orientação a inventores independentes. De acordo com o professor Antônio Fernandes Vasconcelos, coordenador do Núcleo, ouve uma boa procura, e até mesmo, o envio de formulários para depósito de patentes no stand.

Aconteceu até uma oficina sobre o tema, voltado para o público jovem, cuja  abordagem foi “O jogo educativo sobre invenções”, realizada no sábado (26), com alunos de escola pública do ensino médio. A responsável pela apresentação foi a estudante Márcia Silva Matos.

“No primeiro momento foi feita uma apresentação com os melhores inventores e invenções. No segundo, o jogo com um tabuleiro de casas, os alunos se dividiam em duas equipes, onde cada rodada era feita com perguntas, curiosidades e prendas referentes ao jogo. Os alunos interagiram, se divertiram e aprenderam sobre propriedade intelectual, de forma clara e simples”, explicou Márcia Matos.

Todos os anos, desde 2004, a Uema participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, levando aos maranhenses mais informações sobre o universo acadêmico, incrementando a programação e chamando a atenção do público jovem.