Uema marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por em 22 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marca presença, mais uma vez, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece até o próximo sábado (26), no São Luís Shopping.

Com apresentação de trabalhos em formato de banners e pôsters, pesquisadores e estudantes da Uema apresentam à comunidade, sua produção científica, desenvolvida dentro da instituição.

No stand denominado “Na Trilha dos Insetos”, os pesquisadores do Curso de Agronomia mostram diversos insetos e esclarecem as curiosidades dos visitantes, como explica a recém-graduada Gisele de Freitas. “Como nós somos da Agronomia, enfatizamos sobre a questão dos insetos agrícolas, apresentando também os insetos que são bastante comuns, como o piolho, carrapatos, borboletas e os barbeiros, que causam doenças. Com a utilização de luvas, mostramos as espécies de ácaros e pragas que encontramos em nossa própria casa, mas que acabamos desconhecendo, por não vê-las a olho nu”.

Um outro stand da Universidade apresenta os programas e núcleos da Uema. No Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, o bolsista da Fapema, Acléssio Carreira explica que o núcleo é responsável sobre a propriedade intelectual da instituição. “Aqui no stand nós vamos realizar jogos educativos de invenção, atendimento sobre os intentos, vamos passar vídeos que falam sobre as inovações que revolucionaram o mundo e mudaram a história, como a invenção do carro e do telefone”, conta.

O Jogo Interativo desenvolvido pelos supervisores do Programa Darcy Ribeiro também chamou a atenção de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. “Estamos apresentando um Jogo Interativo, com várias temáticas ligadas às áreas que o Programa atua. Nós trabalhamos com seis cursos (Biologia, Química, Física, Matemática, História e Letras) e o jogo foi pensado justamente para abordar questões dessas seis áreas em dois níveis, onde podem interagir com alunos da graduação e profissionais já formados, que podem testar seus conhecimentos”, relata a supervisora de práticas do Darcy Ribeiro, Janaína Dantas.

Para o coordenador geral dos stands, professor Willian da Silva, a presença da Uema na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é fundamental. “Primeiro porque esse evento congrega todas as instituições do estado, na questão do desenvolvimento dos seus trabalhos científicos e tecnológicos. Nesta oportunidade, estaremos aqui até o próximo sábado, expondo diariamente nossos trabalhos e pesquisas que estão sendo desenvolvidas”, pontua.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com programação durante todo o dia até o próximo sábado (26), no São Luís Shopping.