Uema realiza 3º Recital de Formatura do curso de Música

Por em 2 de outubro de 2013

O Curso de Música Licenciatura, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou nessa segunda-feira (30), no auditório do prédio do Curso de Biologia, o 3º Recital de Formatura, sob a coordenação do professor Christoph Küistner.

O recital contou com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira; da diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Andréa de Araújo; da diretora do Curso de Música, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho; de professores, alunos e familiares dos formandos.

O reitor Jose Augusto Oliveira expressou o orgulho que a universidade sente em ver os importantes resultados que o Curso de Música Licenciatura tem apresentado nos últimos anos. “O curso dá evidências do quanto o Estado do Maranhão tem uma cultura voltada para a musicalidade, despertando em muitos profissionais, sem a devida graduação, essa possibilidade de ter um curso de nível superior. Sem falar da necessidade de formação de profissionais para atuarem na educação básica”, ressaltou o reitor.

A professora Maria Goretti agradeceu a presença de todos e destacou o momento como uma aula da saudade e, também, da importância da formação dos educadores musicais na sociedade. “É mais um grupo que está saindo com uma grande missão para desenvolver junto à sociedade, principalmente na educação básica, no qual o Curso de Música da Uema passa pelos seus três estágios, desde a educação infantil até o ensino superior. Todos saem daqui com a consciência de que a responsabilidade do educador musical é muito grande para com a educação”, declarou Goretti.

Os formandos realizaram apresentações individuais e em grupo com diversos instrumentos musicais, que encantaram a plateia. Uma noite marcada pela elegância de músicas clássicas, da vivacidade do samba, do encanto do MPB e da emoção do rock, demonstrando a personalidade de cada um e a diversidade musical que, certamente, os fizeram recordar os momentos vividos nos anos de graduação.

Calebe Vidal Nunes Alves, que fez uma bela apresentação com o piano, expressou seu sentimento de conquista. “Hoje é a premiação de todos esses anos de estudos, que não foram fáceis. Momentos de crise já me fizeram desistir do curso, mas retornei e me dediquei muito para hoje estar vivendo este momento”, destacou o formando.

Já para Armando Lisboa Sodré o curso abriu várias possibilidades, muito além do simples estudo de instrumentos, mas, também, do entendimento, que é necessário à inserção do ensino da música nas escolas. “A música abre outros campos como na parte de musicoterapia, que é onde eu pretendo dar continuidade aos meus estudos. O curso veio ampliar a visão das possibilidades do ensino de música no estado, sendo focado na formação de educadores musicais. Meu objetivo é expandir esse aprendizado dentro de escolas do ensino regular, visto a crescente necessidade do ensino da música como co-participante do desenvolvimento do ensino integral dos alunos”, afirmou o formando que utilizou o violão para encantar o público.