Uema realiza outorga de grau em Grajaú

Por em 28 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Estudos Superiores de Grajaú, realizou na última terça-feira (22), sessão solene e pública de outorga de grau a 24 formandos, nos cursos de Enfermagem (22) do Cesgra, Administração (01) e Formação de Oficiais PM (01), ambos do CCSA.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor Gustavo Costa, e contou com a presença do deputado Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa; do secretário de Educação de Grajaú, Rodrigo Guará, representando o prefeito local; do ex-prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; do pró-reitor de Administração, Walter Canales, além da diretora do Cesgra, Iracilda Falcão, diretores de cursos e professores.

A professora Iracilda saudou os formandos e descreveu a trajetória para chegarem até à formatura, destacando o esforço e a dedicação de todos. Na sua fala, agradeceu à Reitoria pelo apoio no desenvolvimento da Uema naquele município.

O presidente da Assembleia Legislativa destacou a vitória conquistada pelos formandos, especialmente os de Enfermagem, dos quais era patrono, que atuarão na área médica, ainda tão carente de profissionais. Falou ainda do papel relevante da Uema no processo de interiorização dos cursos e enfatizou o desempenho da universidade no Enade.

O professor Gustavo, em seu discurso, parabenizou os formandos, os professores e gestores do Cesgra, enfatizando a missão da Uema de oferecer sólida formação profissional, compatível com as exigências do mercado de trabalho. O vice-reitor falou, ainda, dos avanços prestados pela Uema nos últimos anos, com ênfase no seu amadurecimento acadêmico, no aumento do número de cursos de pós-graduação, na ampliação do índice de qualificação docente e nos resultados de alto desempenho alcançados pela instituição, citando o Enade.

No dia seguinte, o vice-reitor, o pró-reitor de Administração e o assessor da Reitoria, César Choairy, reuniram-se com gestores, professores, servidores e alunos do Cesgra, para discutir uma pauta positiva de ações. Na ocasião, o o professor Gustavo anunciou a autorização do Comitê de Política Salarial do Estado para nomeação de professores recém-concursados para o Centro. Também informou sobre as perspectivas de uma sede própria para o Cesgra, cujo projeto integra um pleito formulado à bancada federal maranhense. “O Centro de Estudos Superiores de Grajaú dá passos firmes na direção de sua plena consolidação, o que sinaliza para grandes ações acadêmicas no futuro próximo, beneficiando o município e a região”, finalizou o vice-reitor.