Uema realiza Outorga de Grau em São Luís

Por em 4 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite dessa quinta-feira (3), a Outorga de Grau dos concludentes do 1º semestre de 2013, em São Luís, na Fábrica de Recepções (Olho D’Água).

A solenidade, que teve 455 formandos e foi presidida pelo reitor José Augusto Silva Oliveira, com a participação do vice-reitor Gustavo Costa; do senhor Francisco Batalha, representando o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes; dos pró-reitores de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; de Administração, Walter Canales Sant’Ana; e de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins.

Participaram, ainda, a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio de Carvalho; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Jorge Passinho; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; o Tenente Warlley, representando o comandante da Academia do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel, Joabe Pereira de Sousa; o Tenente Coronel, Jesus Silva, representando o comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias; bem como professores e convidados.

Nessa grande festa, receberam o grau, formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Formação de Oficiais Bombeiro Militar, Formação de Oficiais Polícia Militar, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Bacharelado, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física Licenciatura, Formação Pedagógica de Docentes, Geografia Licenciatura e Bacharelado, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Magistério da Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Matemática Licenciatura, Medicina Veterinária, Música, Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura, Zootecnia e Curso Sequencial de Educação Superior de Formação Específica em Gestão de Negócios.

Em meio à manifestação de alegria do público presente, o reitor saudou a todos. "A Universidade sente-se honrada de, nesta solenidade, entregar à sociedade, novos profissionais, preparados e capazes de empreender ações em prol do bem comum. Toda solenidade de formatura é o momento mais especial para uma universidade, pois este ato representa a gratificante sensação da missão cumprida, não só da missão de formamos profissionais altamente qualificados para um mercado cada vez mais exigente, mas, sobretudo, de termos contribuído para formação de novos cidadãos".

E concluiu: "Reverencio e agradeço os anos de academia em que todos vocês contribuíram para a melhoria da instituição, colhendo agora os louros da vitória, que promoverão as suas vidas pessoais. Que vocês consigam somar aos requisitos de bons profissionais as qualidades de cidadãos sensatos e íntegros, cujas condutas sejam o espelho da vida profissional, pois é este o caminho para a bem-aventurança”.

Nesse evento, a Uema contou com a participação de um concludente muito especial, o deficiente visual e graduando do Curso de Geografia licenciatura, Derocy Dias Reis, escolhido por seus pares para fazer o discurso em nome de todos os formandos. Na sua fala, Derocy disse está muito feliz e agradeceu a Uema pela oportunidade de fazer um curso superior. "Este momento marca o início de uma nova caminhada em nossas vidas. Hoje percebemos que constituimos muitas famílias, muitas coisas nos cativaram, discutimos ideias e trocamos conhecimentos, que levaremos, certamente conosco para o resto de nossas vidas". declarou.