V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval tem início no Centro Histórico

Por em 8 de outubro de 2013

Pensando em fortalecer a pesquisa sobre a Antiguidade e o Medieval, além de possibilitar um ambiente de troca de conhecimento entre estudantes e pesquisadores dessa área, o Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou, na manhã desta terça-feira (8), a abertura oficial do V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, localizado no Centro Histórico.

Participaram da mesa de autoridades o reitor José Augusto Silva Oliveira, o pró-reitor de Administração, Walter Cannales Sant’Ana, a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Andréa Araújo, a chefe do Departamento de História, Elizabeth Abrantes, a coordenadora do Mestrado de História, Mônica Piccolo, o professor Josenildo de Jesus Pereira,  a diretora administrativo financeira da Fapema, Stael Chaves e as coordenadoras do evento, professora Adriana Zierer e a professora Ana Lívia Bonfim Vieira.

Em sua fala, o reitor José Augusto, que presidiu a cerimônia de abertura, destacou o crescimento do Curso de História e acrescentou que eventos como este, incentivam a pesquisa de alunos e professores. “O Curso de História vem se consolidando como um curso de excelência no estado e no país, e a realização deste evento só vem confirmar e incentivar a troca de experiência entre os pesquisadores, além de possibilitar uma aproximação entre todos nós da academia”, ressaltou.

Já as coordenadoras Ana Lívia Bonfim e Adriana Zierer destacaram a satisfação em realizar um evento, que já se consagrou como difusor da pesquisa na área, além de oferecer aos alunos um espaço para a troca de conhecimento com outros pesquisadores. “Nosso encontro vem fortalecer cada vez mais essa área da História Medieval, não só no Nordeste, mas em todo o Brasil e, até mesmo, no exterior. Nossa alegria é maior ainda em poder realizá-lo na sede do nosso curso, que para nós é uma grande conquista”, apontou a professora Adriana.

Após a cerimônia de abertura, os professores da Universidade Federal Fluminense realizaram uma Oficina de Dança Medieval, com uma apresentação interativa junto ao público.

Programação

Durante os três dias, estudantes, professores e pesquisadores debaterão a temática da História Antiga e Medieval, Sonhos, mitos e heróis: Memória e Identidade. A programação conta com mesas de debate, oficinas e conferências, que giram em torno da temática.