VIII MACCBIO dá início às atividades trabalhando com a biotecnologia e meio ambiente

Por em 2 de outubro de 2013

Pneus restaurados, bolsas feitas de velhos banners e lonas, garrafas pet transformadas em borboletas, entre outras decorações recicláveis, enfeitaram e chamaram a atenção durante a abertura da VIII Mostra Acadêmica-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBIO), que este ano é organizada por alunos da turma de 2010.2.

Com o tema “Biotecnologia e Meio Ambiente: desafios e perspectivas”, a Mostra, em sua oitava edição, tem por objetivo a divulgação das ações e atividades de pesquisas realizadas por estudantes (ensino fundamental, médio, graduandos e pós-graduandos) em trabalhos de pesquisa, extensão, estágios e monitoria, para dar relevância à produção científica local. Além disso, a VIII MACCBIO visa a integração acadêmica e cultural dos discentes e docentes de diferentes instituições de Ensino Superior e da Educação Básica acerca dos diferentes campos do conhecimento (científico, tecnológico, cultural e social) focando na área de Biotecnologia e Meio Ambiente. ​

A solenidade de abertura teve início com uma apresentação do professor do curso de Música, Christoph Küistner, que, ao som do piano, tocou “Dia de Será”, do compositor maranhense, Sérgio Abibe.

Fizeram parte da mesa de abertura o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de graduação, Maria Auxiliador Gonçalves Cunha; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andrea de Araújo; a presidente geral da VIII MACCBIO, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Eliane Pinheiro de Sousa; e a representante dos acadêmicos da comissão organizadora da MACCBIO, Gleicka Cristine Carvalho Gomes.

De acordo com Gleicka Cristine Carvalho Gomes, a vontade de organizar o MACCBIO surgiu desde a primeira participação da turma no evento, em 2010. “Nós fomos pensando em cada detalhe desta produção, até o primeiro livro de resumos que tem como referência o ISBN. A ideia dos kits, feita de lona, mostra a importância da utilização de materiais reutilizados”, destacou a representante dos acadêmicos que falou, também, da primeira vez que a programação do evento promove o MACCBIO Jovem, uma “segunda programação” voltada especialmente aos alunos do Ensino Médio, onde a temática é a mesma, no entanto com uma dinâmica diferente, envolvendo grupos de discussão, oficinas, visitas aos laboratórios, dentre outras atividades.

Já o reitor José Augusto enalteceu a realização do evento, observando que essas iniciativas dão evidências do quanto a Uema vem crescendo e se afirmando no saber acadêmico, mas, sobretudo, dando mostras da sua capacidade de gerar conhecimento acadêmico e científico. “Nos últimos dias, a Uema tem gerado notícias, que não são as mais favoráveis, mas que tem nos instigado muito ao processo de reflexão. Creio que a Universidade é muito importante para o estado, tendo sido construída ao esforço dos professores, servidores e, em especial, dos seus estudantes. Nós já tivemos momentos de muita dificuldade, mas nós temos a força e coragem de dar evidências, através de eventos como este, do quanto essa universidade é necessária como geradora de conhecimento e formadora de profissionais, comprometida com o futuro daqueles que hão de vir”, finalizou o reitor da Uema.

O evento contou, ainda, com uma homenagem feita pela atual organização da VIII MACCBIO aos organizadores das edições anteriores e, também, com o lançamento do livro “Recursos Pesqueiros da Costa Maranhense: bioecologia e biomonitoramento”, organizado pelas professoras Zafira da Silva de Almeida e Andreia de Lourdes Ribeiro Pinheiro.

O VIII MACCBIO acontece até o dia 4 de outubro, com uma vasta programação que inclui minicursos, palestras, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas, oficinas e workshops. As atividades serão realizadas no Cecen, no prédio do curso de Ciências Biológicas e no prédio do Curso de Administração.