27 de Novembro: Dia da Educação a Distância

Por em 27 de novembro de 2013

Os avanços tecnológicos aumentaram as possibilidades de interação entre alunos e orientadores. Diferente das gerações iniciais da educação a distância, onde o envio do conteúdo e das atividades, era realizado via correio ou as aulas eram estabelecidas por veículos de comunicação unilaterais, como o rádio e a televisão. ​A nova geração da Educação a Distância permite condições muito boas de se trabalhar pedagogicamente online.

Hoje é possível dedicar atendimento orientado e personalizado e, ao mesmo tempo, atingir um número maior de pessoas. Sem contar, que a gestão deste conteúdo vem sendo realizada por escolas de ponta, como as universidades públicas, gerando credibilidade nesta modalidade de ensino, pois mostra à sociedade que a aposta é séria.

​No Maranhão, a Universidade Estadual – UEMA foi pioneira ao implantar, em 1998, o seu Núcleo de Educação a Distância, que anos depois se transformou em Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. Hoje, 15 anos após iniciar suas atividades, a universidade modernizou e reestruturou-se.

​O Núcleo de Tecnologias para a Educação é responsável por gerir cursos próprios e os do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Rede E-tec, que foram estabelecidos por meio de parcerias com o governo federal. Totalizando atualmente: 4 cursos de graduação, 13 técnicos, 4 de especialização e inúmeros outros de aperfeiçoamento, que são levados a 36 polos de educação em todo o Estado.

​Cursos que só crescem, em número e qualidade, a cada ano não somente no Maranhão, mas no Brasil afora. Se utilizarmos, por exemplo, dados do último Censo da Educação Superior, realizado em 2011 pelo INEP para corroborar o incremento recebido pela educação a distância traremos números expressivos. Enquanto, dos cursos presenciais, de todo o país, saíram pouco mais de 297 mil profissionais, a educação a distância formou mais de 151 mil no mesmo período, mostrando a força que a modalidade exerceu mesmo com o pouco tempo de regulamentação (desde 2005).

Já, os resultados dos números de alunos matriculados nos cursos de graduação foram, ainda, melhor. Se temos cerca de 2 milhões de alunos em cursos presenciais, destes a educação a distância abraça 993 mil em todo o território nacional.

A UEMA acompanhou o crescimento do país, e pasmem, dos 6.994 alunos matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância no Maranhão, 5.156 são alunos desta instituição, segundo dados do INEP.

O investimento do programa da Rede e-Tec também não fica por baixo. Já em seu primeiro ano efetivo de atuação, 2008, o programa atendeu 23 mil alunos. Crescendo exponencialmente nos anos seguintes. Já em 2012, este número chegou próximo a casa dos 80 mil alunos, sendo que destes, 6 mil foram atendidos por meio do UemaNet/UEMA.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil a taxa de emprego para quem possui o ensino superior ou profissionalizante é de 85% na população entre 25 e 64 anos. Para aqueles que possuem somente o nível médio esse percentual cai para 70%.

Pesquisas como estas apontam não somente que o direcionamento tomado pelo Brasil de investir em educação superior deve continuar, mas como evidenciam a importância de se investir nessa modalidade, porque o caminho não tem mais volta. Com regras, atividades e prazos, como em qualquer outra forma de ensino, a EaD cresce em ritmo acelerado no País e atrai um público cada vez maior.

E, hoje, 27 de novembro, a UEMA comemora com orgulho essa modalidade, que ultrapassa fronteiras.

Desde 1996, a modalidade da Educação a Distância (EaD) surgiu como integrante do sistema de educação formal, ao ser incluída como uma das alternativas de diversificação do sistema de ensino no Art. 80 da Lei n°. 9.394, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/1996. Mas, somente em 2005 essa modalidade de ensino teve sua Regulamentação Geral aprovada pelo Decreto n°. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, atendendo ao prescrito no Art. 80 da LDBEN/1996.

Nessa regulamentação está englobada e sistematizada a maioria dos documentos legais emitidos desde a promulgação da LDBEN, com exceção da abertura à oferta de disciplinas semipresenciais ou a distância nos cursos regulares presenciais já reconhecidos pelo MEC.

Finalmente, as instituições que aguardavam uma nova regulamentação da EaD, puderam ter aprovados seus pedidos. O número de instituições credenciadas para EaD cresceu 350% e os cursos de graduação a distância cresceram 310%.