Aberta a V Semana Acadêmica da Engenharia de Computação

Por em 19 de novembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) realizou, na manhã de ontem (19), a abertura oficial da V Semana Acadêmica da Engenharia de Computação (SAEC).

A cerimônia aconteceu no auditório do Curso de Ciências Biológicas e contou com a presença da pró-reitora de Graduação (PROG), Maria Auxiliadora Cunha; do diretor do Curso de Engenharia da Computação Reinaldo de Jesus da Silva; da representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Léia Montalvani; do representante do Diretório Acadêmico, Ricardo Sousa; professores e alunos.

De acordo com o professor Reinaldo da Silva, a perspectiva é que haja o intercâmbio de informações entre os estudantes, professores, pesquisadores e empresas. Ele disse ainda que representantes de empresas de renome nacional e internacional estão trazendo equipamentos na área de automação e telecomunicações, para fazer uma amostra aos alunos, explicando como funcionam e sobre o que está sendo realizado em termos de tecnologia de ponta nas áreas públicas e privadas a nível de Brasil.

Pela manhã, foram apresentadas duas palestras: Processos Operacionais em Zonas Portuárias – com o estudante de Engenharia da Computação, Alfredo Oliveira Junior, na qual explanou (dentre outros assuntos) sobre o sistema de automação no Porto do Itaqui; e a “Avaliação de desempenho do protocolo TCP em redes Wireless local: com e sem o uso de controladores”- com Raimundo de Carvalho Silva Neto, que apresentou um comparativo da estabilidade do sinal Wi-Fi na célula, em relação às intempéries existentes no ambiente da propagação do sinal de rádio, na frequência livre 2.4 GHz.

Com o tema “Convergência de tecnologias: tecnologia da informação, automação e telecomunicações”, a SAEC visa promover debate, atualização técnica e profissional de acadêmicos, profissionais e professores da área de Engenharia da Computação. O evento também é uma oportunidade para que os participantes possam detectar afinidades e desenvolverem projetos em conjunto.

As palestras estão sendo realizada no auditório da Biologia e os minicursos no CCT, o evento traz também, estandes de profissionais e parceiros reconhecidos no cenário nacional e internacional, como Agilent, Rohde & Shcwarz, Anristu, entre outros.

V Semana Acadêmica da Engenharia de Computação acontece até o dia 22. Para saber mais sobre o encontro acesse a página, http://www.saec.uema.br/.