Alfabetização, Letramento e Formação Docente são temas do ?Interfaces Letras-Pedagogia?

Por em 19 de novembro de 2013

Durante dois dias estudantes, professores e pesquisadores se reunirão no evento de extensão Interfaces: Letras-Pedagogia, que acontece até amanhã (20), na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Realizada na manhã de hoje (19), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a solenidade de abertura contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora; da coordenadora geral do evento, professora Mayalu Félix; do coordenador do Curso de Pedagogia, professor Joaris Sidney dos Santos; da professora Dinacy Mendonça Corrêa; da professora Priscila da Conceição Viegas, coordenadora acadêmica do evento; e da professora convidada Stella Maris Bortoni-Ricardo, da Universidade de Brasília (UnB).

O Interfaces busca aproximar os universos teóricos e práticos dos dois cursos, tratando de assuntos comuns que frequentemente são abordados sob pontos de vista diferentes. De acordo com a professora Mayalu Félix, o objetivo é proporcionar uma reflexão conjunta acerca dos temas apontados. “Tendo em vista que os profissionais de pedagogia se ocupam da educação, e os de letras vão tratar da língua portuguesa posteriormente, nós queremos proporcionar uma reflexão sobre a Alfabetização, o Letramento e a Formação Docente e, levar, quem sabe, a uma aproximação maior entre os dois cursos”.

A pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha, parabenizou a equipe de organização do evento pela iniciativa, destacando que os temas abordados fazem parte do dia a dia da discussão. “Eventos como este possibilitam um maior entrosamento entre docentes e discentes dos cursos de Letras e Pedagogia, além de ampliar mais ainda o mundo de conhecimento e de relação humana”, pontuou.

O evento contou também com a palestra da professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, da Universidade de Brasília (UnB), que abordou sobre a “Leitura e Mediação Pedagógica”. O Interfaces: Letras-Pedagogia acontece até amanhã (20), na Uema, e conta com a transmissão de videoconferência que pode ser acompanhada pela internet, no endereço eletrônico: http://webconf2.rnp.br/uab_uema.