Deputado Cleber Verde é recebido Reitor na Uema

Por em 4 de novembro de 2013

Na última sexta-feira (01), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a visita do deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor José Augusto Silva Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração; Walter Canales Sant’Ana; além do pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva.

A reunião teve como foco a explanação das atividades desenvolvidas pela Frente, instalada em março de 2013, numa parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), com a finalidade de fortalecer o ensino superior no país por meio da captação de recursos para universidades mantidas pelos estados e municípios.

Segundo o deputado Cleber Verde, o objetivo é colocar a Frente Parlamentar à disposição da universidade, como forma de atender às suas necessidades e contribuir com sua expansão. Dentre os principais pontos defendidos, está a extinção da exigência de contrapartida das universidades estaduais para o recebimento de recursos do governo federal.

“Entendemos que a universidade precisa do apoio do governo federal. No entanto, as universidades estaduais, em geral, não têm como oferecer uma contrapartida para receber os recursos da União. Anular esse requisito viabiliza notavelmente a destinação de recursos de emenda para essas universidades”, explica o deputado.

Outro fator destacado é o trabalho voltado para que o orçamento da União tenha uma rubrica específica para as Universidades Estaduais e Municipais, a exemplo do que ocorre com as instituições federais.

De acordo com o reitor José Augusto, a iniciativa da Frente Parlamentar é fundamental para o desenvolvimento da universidade pública. “A Uema, assim como as demais instituições estaduais, necessita desse apoio, para desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira satisfatória”, explica o professor.