Estudantes de Agronomia participam do Seminário de Construção Coletiva do I ERA

Por em 13 de novembro de 2013

Com o objetivo de debater a temática a ser trabalhada no I Encontro Regional de Agroecologia (ERA), que será realizado no ano que vem, no Maranhão, integrantes da coordenação regional da Federação de Estudantes de Agronomia (Feab) participarão, entre os dias 15 e 17, do Seminário de Construção Coletiva do evento, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma)-Chapadinha.

A coordenação regional, que conta com um grupo de 15 estudantes de graduação e mestrado na área de Agronomia, é atualmente sediada no campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e será representada durante o seminário, com o intuito de elaborar conjuntamente o eixo de discussão do Encontro Regional de Agroecologia, promovido pela Feab.

O evento abordará questões como o papel do engenheiro agrônomo na sociedade e o modelo de desenvolvimento aplicado no campo. “Atualmente, o modelo que nos é imposto é o modelo do agronegócio, sementes transgênicas, mecanização e monocultivo, um modelo que não favorece a classe trabalhadora. A nossa contrapoposta é o modelo da agroecologia, que leva em consideração a questão social, política, da natureza e do meio ambiente, para o bem estar do ser humano”, explica Sannia Soares, integrante da coordenação regional da Feab no Maranhão.

O evento contará com participantes de diversos cursos de Agronomia do país e propõe a análise de conjuntura sobre a questão agrária no Maranhão, bem como sobre as relações de gênero no campo, agroecologia relacionada à Amazônia, soberania alimentar e segurança nutricional.