Governo do Estado lançará programa Made in Maranhão

Por em 14 de novembro de 2013

Nos próximos dias 19, 20 e 21, será realizado o seminário de lançamento do Programa Made In Maranhão. O evento, que terá sua abertura às 8h, no Convento das Mercês, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e instituições que atuam na cogestão do programa.

O Made In Maranhão tem como principal objetivo a inserção competitiva das empresas maranhenses nos mercados interno e externo, por meio da inovação tecnológica, da produtividade e da qualidade.

O seminário é voltado para empresários de micro e pequeno porte, funcionários de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares e acadêmicos da área de Comércio Exterior e afins. A programação do seminário inclui cursos, palestras, rodadas de negócios, dentre outras atividades.

O evento contará com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX). Esses organismos ministrarão cursos e palestras juntamente com as empresas parceiras que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do Programa, como Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Correios, Caixa e Banco do Nordeste.

O GT do Made In Maranhão é composto ainda pela Associação Comercial do Maranhão (ACM); Banco da Amazônia, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Ministério da Agricultura, Receita Estadual, Receita Federal, Rede Agentes e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro Pequena Empresa (Sebrae).

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: inscricoesseminario.sedinc.ma.gov.br, que está disponível no site da Sedinc, assim como a programação completa do evento.

Curso

Como parte das ações do Programa Made In Maranhão, a Sedinc, em parceria com o MDIC, promoveu, no mês de agosto, o Curso Básico de Exportação, com o objetivo de proporcionar uma visão básica dos procedimentos envolvidos no processo de exportação e das oportunidades representadas pela internacionalização das empresas.

O evento reuniu empresários de micro e pequeno porte, funcionários de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares e acadêmicos da área de Comércio Exterior.

Para saber mais sobre as ações do Governo do Maranhão, acesse www.facebook.com/governodomaranhao. Siga também o Governo no Twitter