I Simpósio Maranhense de Medicina é realizado com sucesso

Por em 12 de novembro de 2013

Realizado entre os dias 28 a 31 de outubro, no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), o I Simpósio Maranhense de Medicina (SMMT) Tropical foi um evento de caráter multiprofissional, que congregou estudantes e profissionais das diversas áreas da Biologia e Saúde.

O SMMT proporcionou aos estudantes e profissionais um aprofundamento sobre os temas recorrentes em medicina tropical, além da troca de experiência entre os discentes e profissionais da área da saúde, permitindo novas reflexões sobre os temas abordados como DSTs, leishmaniose, Dengue, Antibioticoterapia e resistência microbiana, estudo de vetores, imunização, além de uma nova perspectiva sobre o estudo da medicina tropical.

O evento contou com a participação do ex- presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Dr. Carlos Henrique, Dra Dorcas Lamounier, Dra Amaparo Salmito, professor Augusto César, da Fiocruz, Dr José Adail, além dos convidados, Walfrido Salmito, Joseneide Teixeira, Joelma Soares, Gilberto Portela, Emígdio Nogueira, Luciano Barros, Ana Carla Marques, entre outros palestrantes de importante relevância no cenário nacional.

O simpósio foi uma oportunidade também para a apresentação de trabalhos científicos, oportunizando aos participantes avançar na pesquisa científica e incentivar o desenvolvimento de novos projetos. Em 3º lugar, o trabalho intitulado “Análise da microbiota fúngica presente em amendoins comercializados no município de Caxias-MA” foi apresentado pelo acadêmico de Enfermagem, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), KairoSairo Porto de Melo. Em 2º lugar, o trabalho intitulado “Caracterização da sífilis congênita no Maranhão, 2007-2010: tópicos para discussão” foi apresentado pelo estudante de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Manoel Guedes de Almeida.

Em 1º lugar, ficou o trabalho “Perfil epidemiológico da tuberculose extrapulmonar no período de 2008 a julho de 2012 em centro de referência no Estado do Maranhão”, foi apresentado pela acadêmica de Medicina da Uema, Verônica Noronha Rodrigues. Todos os trabalhos premiados receberam certificação especial no evento.