Ministro do Turismo visita instalações do UemaNet

Por em 1 de novembro de 2013

O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, visitou na manhã de sábado (26.10), o Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. Na oportunidade, ele foi recebido pela Profª Dra. Ilka Serra, coordenadora geral do Núcleo e pela Profª. Eliza Flora, coordenadora adjunta do Programa e-Tec Brasil na UEMA. Eles falaram sobre as políticas federais voltadas para a educação e o turismo. O ministro conheceu as instalações do Núcleo e tomou ciência das atividades desenvolvidas e mediadas por este.

Ao término da visita Gastão gravou uma mensagem de incentivo aos alunos do ensino médio para fazerem o curso técnico a distância de Guia de Turismo, como oportunidade para ingresso no mercado de trabalho. “O turismo é o maior gerador de empregos e que faz mais inclusão social. Mas, tratar o turista não pode ser uma improvisação, tem que tratá-lo bem para que ele se sinta confortável e queira voltar e consuma mais. Explorar o turista é a pior técnica que tem. Então, profissionalizando os trabalhadores da área, dando a ela uma formação é muito importante. E o curso a distância de Guia de Turismo oferece nesse momento um grande mercado. É uma oportunidade ótima para quem está no mercado de trabalho e nele permanecer e para quem está fora ter uma oportunidade de entrar no mercado. Então, não se pode perder essa oportunidade que a Uema oferece”, disse ele.

Na oportunidade ele, ainda, falou sobre as ações do MTur para incentivar e promover o turismo, além de qualificar os profissionais do setor. “As ações são muitas. Mas, destaco aqui o enorme desafio de formar 240 mil pessoas que estão dentro e fora do mercado de trabalho até a Copa do Mundo. Para isso nós temos como ofertante o Sistema S, os institutos federais, as secretarias estaduais e municipais do turismo, principalmente das doze cidades que vão servir de sede pra Copa, pelo Programa Pronatec Copa. Mas, queremos andar para frente, queremos consolidar uma formação mais robusta para quem trabalha no turismo brasileiro. Assim, estamos levando, agora em dezembro, os 50 melhores alunos dos cursos de turismo de todo o Brasil para dois meses no estágio profissional em Setúbal/Portugal com tudo pago pelo Mtur. Com isso nós queremos despertar nos jovens a necessidade que eles têm de olhar o turismo como uma carreira do futuro”, ressaltou o Ministro.

Formação profissional via educação a distância

A formação profissional é o maior gargalo da educação brasileira. Se nós pudermos apontar um setor em que o Brasil avançou, diria que avançou no ensino técnico e profissional. Durante tempos vivemos a miopia de acreditar que todos os jovens só terão futuro se forem para uma universidade pública federal, fazendo um curso superior. Estamos na contramão do mundo. No mundo inteiro o jovem, no momento em que se acha apto para entrar no mercado de trabalho, seja por desejo seja por necessidade financeira na família, ele faz um bom curso técnico e entra no mercado de trabalho e depois ele decide se quer fazer um curso superior ou não. No Brasil nós abandonamos isso. Todo o nosso esforço é no sentido de canalizar o aluno para o ensino superior. Isso é um erro. Até porque o aluno não tem como pagar a maioria das instituições e 75% das matriculas estão em universidades particulares. Ai se precisa ter o FIES ou o Prouni. Então, a discussão do ensino técnico é fundamental e indispensável e inadiável no Brasil nesse momento. Eu diria até que é o maior desafio do MEC. Em um país de dimensão continental, que sai alunos do ensino médio das mais variadas classes, você tem que ter muita flexibilidade no que vai oferecer a ele. E ai o ensino a distância, quer pelo tamanho do país quer pela diversidade quer pela necessidade de você atender a expectativa daquele aluno com uma pluralidade enorme de cursos, a EaD ocupa lugar absolutamente indispensável se nós quisermos esse ensino médio diversificado baseado no ensino técnico. O Brasil está dando alguns passos. Creio que todos os esforços que se faça sobre ead é bem vindo. Você pode dá um lugar mais distante do interior do Maranhão a melhor aula de qualquer matéria utilizando o ensino a distância e hoje você dá aula nenhuma ou a pior aula no ensino presencial. Essa modalidade é de extrema importância porque, assim, todos tem oportunidade de obterem uma formação