Niesp encerra Curso de Ledores com oficina de descrição de imagens


Por em 11 de novembro de 2013



Encerrando o ciclo de atividades do Curso de Ledores, promovido pelo Núcleo de Interdisciplinar de Educação Especial (Niesp) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a professora Patrícia Braille, coordenadora da Educação Especial da Bahia, ministrou, na última sexta-feira (08), a oficina voltada para a descrição e produção de imagens e textos para pessoas cegas.

Patrícia Braille integrou o Projeto Livro Acessível, como consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Ministério da Educação, e é referência nacional em educação inclusiva para pessoas com deficiência, com a qual trabalha há mais de 15 anos. “A oficina é voltada para a acessibilidade, enfatizando a leitura a partir da descrição de imagens, métodos de leitura e de produção de texto em braile, formatos digitais, dentre outras formas”, esclarece.

O curso teve duração de três meses e, de acordo com a professora Marilda Rosa, coordenadora do Niesp, esteve direcionado à capacitação de profissionais para lidar com deficientes visuais, especialmente em concursos e vestibulares.

Ela evidencia que há uma grande necessidade de ledores para acompanhá-los, e que estes precisam dominar determinadas técnicas de para o auxílio eficaz às pessoas cegas: “Não é só ser ledor, não é só ler o texto, mas é ter entonação, saber semântica, entender de linguística, enfim, é saber interpretar a imagem, a linguagem do cego. Sentimos muita falta de pessoas capacitadas para trabalhar em concursos, porque é preciso ter uma boa dicção e entonação, é preciso saber administrar a voz”, explica.

O público participante do curso, formado especialmente por pedagogos, assim como profissionais de outras áreas (desenho industrial, biblioteconomia, biologia, etc) também esteve envolvido, ao longo do curso, em oficinas de produção textual, trabalhando com semântica e linguística, e de fonoaudiologia, com o intuito de exercitar técnicas de disciplina da voz. 



Últimas Postagens