Premiações marcam o encerramento do V Seminário de Pós-Graduação

Por em 11 de novembro de 2013

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde do último sábado (9), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), o encerramento do V Seminário de Pós-Graduação, que trouxe como tema “Desafios da Pós-Graduação na Contemporaneidade: Inovação e Criatividade”.

Na oportunidade, a comissão organizadora, pesquisadores, estudantes e docentes reuniram-se e realizaram a premiação dos trabalhos científicos. Os vencedores foram: em 1º lugar “Teor de metais pesados na água do Rio Alteredo, localizado na Vila Maranhão, São Luís/MA”, de Patrícia Fernanda Pereira Cabral; 2º lugar “Chuvas intensas no Estado do Maranhão”, de Custódio Roque Tavares; e o 3º lugar, “Levantamento dos impactos/problemas enfrentados pelo lago São Francisco, na visão do homem da baixada”, de Eduardo Henrique Costa Rodrigues.

Segundo a coordenadora de Pós-Graduação, Maria Cristiane Chaves Miranda, “a partir de reivindicações dos participantes, a coordenação desvinculou o Seminário de Pós-Graduação do Semic e o realizou em um fim de semana, essa nova proposta foi bastante aceita e o V Seminário superou as expectativas de todos. O evento despertou novas reflexões e provocações, com a realização palestras e mesa redonda”.

Durante o dia, o Seminário contou com a exposição de Painéis no Hall do prédio Do UemaNet, a palestra “Ambientação do currículo na Educação Ambiental”, proferida pela professora da UFSCAR, Alessandra Pavesi e a Mesa Redonda, “O Debate da Educação Ambiental no Contexto da Pós-Graduação”, que teve como participantes as professoras Ana Cristina de Almeida, Andréa de Araújo e Zafira de Almeida.

O V Seminário objetivou ampliar a produção científica contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico da Instituição. O tema se apresentou como um eixo norteador, trazendo reflexões sobre o compromisso da pós-graduação com a Educação Ambiental considerando-a um agente otimizador dos processos educativos.