Professor do Cesi lança livro sobre a dinâmica urbana da região Sulmaranhense

Por em 6 de novembro de 2013

Resultante de pesquisas realizadas durante aproximandamente dez anos, o livro intitulado “O regional e o urbano no Sul do Maranhão: delimitações conceituais e realidades empíricas”, é organizado pelo professor Jailson Macedo de Sousa, do Curso de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual Maranhão (Uema). A obra será lançada no próximo dia 08 de novembro, às 19h30, no auditório da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), em Imperatriz.

Segundo o professor Jailson Macedo, o livro é uma produção pioneira e coletiva, que conta com 12 ensaios que traduzem traços peculiares da recente dinâmica urbana e regional Sulmaranhense. “As ideias contidas na obra não são recentes. Elas refletem o exercício profissional dedicado há praticamente uma década no Curso de Geografia do Cesi-Uema. Os artigos que constituem o livro retratam a preocupação relacionada às questões urbanas presentes nos municípios do Sul do estado”, explica.

Sua elaboração foi feita a partir de orientações dedicadas a alunos e ex-alunos, em função do desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso de graduação, pós-graduação, iniciação científica e demais atividades vinculadas ao exercício do ensino e da pesquisa. Trazendo discussões que permitem a compreensão do dinamismo, potencialidades, ocupação territorial e transformações da região especificada, a publicação tem como objetivo servir de referencial de pesquisa para estudiosos do tema.

O professor Jailson Macedo está em fase de doutoramento pela Universidade Federal de Uberlândia – PPGEO/UFU. Realizou, entre os meses de novembro de 2012 a março de 2013, estágio de Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa – IGOT/UL.