Reitor da Uema recebe cônsul da Itália no Campus Paulo VI

Por em 18 de novembro de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira recebeu, no prédio da Reitoria, na última quinta-feira (14), o cônsul da Itália, Gianluca Maria Bella, para firmar uma parceria de cooperação técnica e científica entre a Uema e a Universidade de Nápoles, Frederico II.

Ainda participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; a assessora de Reitoria, Maura Cléia de Araújo; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa; o meteorologista Carlos Márcio de Aquino Eloy; e o engenheiro agrônomo Carlos Wendell Dias.

Conforme explica o professor José Augusto, as instituições de Ensino Superior estão vivendo um momento especial de expansão e desenvolvimento na área de internacionalização do conhecimento. Com isso, explica ele, é muito importante estabelecer relações e troca de ideias com IES estrangeiras. “A Uema está iniciando no processo de internacionalização, e ainda há muito que aprender e o que fazer. O desafio está lançado, como um caminho inevitável a seguir”, destaca o reitor.

O objetivo da parceria é desenvolver atividades de pesquisas conjuntas na área das ciências agrárias, em especial, na cadeia produtiva do leite, com a mobilidade de docentes e discentes. “Observa-se que uma parte do Maranhão é fortemente propícia para se desenvolver projetos voltados tanto para produção industrial do leite como para a criação de produtos. O convênio visa, também, a realização do intercâmbio de professores e estudantes, além de propiciar conhecimentos, informações e tecnologias”, frisou Gianluca.

Durante a visita, ficou estabelecido que, no próximo dia 29, será realizada uma viagem para a Fazenda Escola de São Bento, onde ocorrerá uma reunião de trabalho, oportunidade em que o cônsul  Gianluca Bella estará presente para conhecer as potencialidades da região e o trabalho dos produtores.