Reitor participa da abertura da Indústria de Talentos promovido pela Fiema

Por em 7 de novembro de 2013

O reitor José Augusto Silva esteve presente na cerimônia da abertura da segunda edição da ”Indústria de Talentos”, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que contou com a participação de representantes políticos, acadêmicos e da classe empresarial. O evento está sendo realizado em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Governo do Estado e mais 17 instituições.  Oficialmente iniciada ontem (6), a feira se estende até a próxima sexta (8), na Casa da Indústria Albano Franco, na Cohama.

Com o objetivo de estimular a discussão sobre educação e inovação no estado, o evento tem enfoque no desenvolvimento de mão de obra qualificada e novas tecnologias para atender às necessidades do Maranhão, abrangendo um total de cinco ações: Encontro de Estágio, Desafio de Ideias, Inova Senai, Sesi Cultura e a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, cujos vencedores competirão na etapa nacional, a ser realizada em 2014, em Belo Horizonte-MG.

O reitor José Augusto destaca a importância desse tipo de ação e a contribuição da universidade para o estímulo à qualificação profissional no Maranhão: “Hoje, a Uema desenvolve vários cursos de formação profissional (cursos de nível técnico), com o objetivo de disponibilizar mão de obra qualificada para atender o setor produtivo. Nesse sentido, a Fiema e a Universidade encontram um ponto em comum, ambas são instituições que estão comprometidas com o desenvolvimento do estado, formando profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento deste”, ressalta.

De acordo com Marco Antônio Moura, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (Iel), a parceria com a Uema é fundamental para unir forças em prol dos objetivos propostos pelo Sistema Fiema. “Para nós, a academia é um celeiro de conhecimento, e precisamos estar cada vez mais juntos para que o setor produtivo e a indústria possam se desenvolver, competir e, acima de tudo, ter uma linha de produtividade”, explica Marco Antônio.

Segundo Edilson Baldez, presidente da Fiema, a Indústria de Talentos é uma forma de dá oportunidade a jovens e ao empresariado de conhecerem o trabalho direcionado à formação profissional desenvolvido pela Fiema. “Nós, dos setores da indústria, do comércio, da classe produtora, decidimos encarar o desafio de educar nossa população, com o compromisso de preparar a juventude para atuar nos grandes e pequenos projetos que estão se instalando no estado”, acrescenta. O encontro é aberto ao público e possui entrada franca.