Secretário de Infraestrutura do Estado debate mobilidade urbana na Uema

Por em 5 de novembro de 2013

O reitor José Augusto Silva Oliveira recebeu, na tarde dessa segunda-feira (4), a visita do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, para uma reunião, que aconteceu, no primeiro momento, no prédio da Reitoria e, em seguida, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

O encontro contou, ainda, com a presença do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; dos pró-reitores de Administração, Walter Canales Sant'Ana; de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; além de diretores de centros, de cursos, professores, alunos e funcionários.

O momento oportunizou uma relevante discussão acerca do Projeto de Mobilidade Urbana, a ser implantado na Ilha de São Luís, para quem o secretário pediu o apoio da Universidade Estadual do Maranhão. De acordo com o secretário, esse projeto visa reformular o sistema viário da Ilha na melhoria do trânsito, que está em fase de análise pelos Ministérios de Planejamento, das Cidades e da Coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ele acrescentou que a ideia é ouvir diferentes segmentos da sociedade para elaboração de um plano que atenda às necessidades da população. Além da Uema, outras instituições de ensino superior deverão participar do debate. “Os congestionamentos de tráfego são uma das questões que mais incomodam a população da grande São Luís, que deixou de ser uma cidade e passou a ser uma Região Metropolitana. Para elaboramos um bom plano direcionado a isso, o debate com as comunidades é fundamental, e considero impossível consolidar essa ideia sem a participação da universidade”, destaca.

Segundo o reitor José Augusto Silva, a Uema se empenhará em contribuir com a elaboração do projeto, por meio da ciência produzida na instituição, pois para ele, essa é uma forma de oferecer a contrapartida à sociedade. “A universidade, como reduto de conhecimento e com uma comunidade de aproximadamente 30 mil alunos e 1.200 professores, coloca-se à disposição para contribuir com o Governo do Estado na melhoria da sua infraestrutura, pois somos uma instituição a serviço do Maranhão”, afirma.