Simpósio debate sobre movimentos sociais e políticas públicas no Maranhão


Por em 14 de novembro de 2013



Mesas de conferência, debates e exposições de vídeo fizeram parte do terceiro dia do Simpósio Internacional sobre a Questão Agrária do Maranhão, que acontece no prédio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, no Centro Histórico.

Durante a manhã de hoje (14), a conferência “A Violência no Campo e a Criminalização dos Movimentos Sociais” foi apresentada pelos palestrantes Eduardo Corrêa, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), e Gilvânia Ferreira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Os palestrantes fizeram um panorama sobre o conceito de criminalização dos movimentos sociais, apontando que o termo pode ser interpretado em dois aspectos: uma criminalização simbólica, que é paralela à lei, e a criminalização pela Lei.

A segunda mesa de conferência, que discutiu “O Campo e as Políticas Públicas no Maranhão”, foi apresentada por Johnathas de Oliveira Silva (MST), Adelaide Coutinho (UFMA), Fábio Fontinelle (TIJUPÁ) e Inez Pinheiro (RENAP).

O Seminário da Internacional da Questão Agrária mostra também, uma exposição fotográfica, que pode ser visitada no prédio de Arquitetura da Uema, das 8h às 18h, durante a realização do evento.



Últimas Postagens