Técnica de Rizipiscicultura será apresentada em Arari durante Workshop de Agroecologia


Por em 20 de novembro de 2013



Na próxima sexta-feira (22), às 9h, a Uema, por meio do II Workshop de Agroecologia do Maranhão, que terá início hoje, às 19h, no prédio de Arquitetura – Praia Grande, realiza o “V Dia de Campo com enfoque Agroecológico”, no povoado de Estirão, no município de Arari-MA, onde será desenvolvida a técnica de Rizipiscicultura aos produtores rurais da região.

A Rizipiscicultura é uma técnica de cultivo consorciado de arroz com peixe, que já vem sendo explorada na China há mais de mil anos, como explica o professor Christoph Gehring, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Uema. “Nessa técnica, ambos os lados se beneficiam, a gente consegue produzir muito mais, num pequeno espaço e com menos investimento financeiro. O peixe come as pragas do arroz e as plantas daninhas, além de servir como adubo. Em contrapartida, a planta dá sombra, abrigo e proteção ao peixe. Assim, é possível produzir muito mais, em pouca terra, e gastando menos insumo”, afirma o pesquisador.

A equipe da Uema, que irá apresentar a técnica de Rizipiscicultura oferece transporte de ônibus de São Luís ao município de Arari, com vagas limitadas e um custo de R$ 10,00, que inclui almoço aos participantes.

Para os participantes que desejarem ir com veículo próprio, poderão chegar por meio do trajeto ilustrado no mapa. Para mais informações: christophgehring@yahoo.com.br / 3276-9378.

 



Últimas Postagens