Uema, FAO e IRD realizam o seminário Ferramenta de cálculo de balanço de carbono "Ex-Act"

Por em 7 de novembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), no âmbito do Projeto SEMAGUY, realizam na próxima quinta-feira (14) o seminário Ferramenta de cálculo de balanço de carbono "Ex-Act", a ser ministrado pelo Dr. Martial Bernoux, pesquisador do IRD e consultor da FAO, no Auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema (UemaNet), das 18h às 22h.

O uso da ferramenta Ex-Act (Ex-Ante Carbon-balance Tool), desenvolvida pela FAO, pode fornecer estimativas sobre o impacto de projetos de desenvolvimento agrícola e florestais nas emissões de gases do efeito estufa e no sequestro de carbono, mostrando os efeitos do balanço de carbono. A fixação de carbono no solo pode ser estimada a partir da avaliação das práticas adotadas em um determinado projeto, antes, durante e depois de sua execução.

O Seminário é direcionado para professores, pesquisadores e estudantes da Uema, Ufma e Ifma, bem como para profissionais de órgãos governamentais e não governamentais. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada pelo e-mail semaguy.uema@gmail.com ou no local do evento.