Uema participa do Colóquio Internacional de Quilombolas

Por em 27 de novembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia e do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, participou, entre os dias 20 e 23 de novembro, do “Colóquio Internacional de Quilombolas, Palenqueros, Cimarrones, Cumbes, Saramaka, Boni, Djuka e Garifunas”, no Sesc Turismo – Olho d’água.

O evento foi coordenado pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e fez parte da XXX Semana da Consciência Negra no Maranhão. Objetivou aproximar os agentes sociais envolvidos às situações de uso comum dos recursos naturais, tendo em vista a utilização desenfreada dos mesmos, a partir do atual modelo de desenvolvimento capitalista.

Além de fortalecer relações entre os movimentos, com o propósito de montagem de uma estrutura de representantes destes movimentos, articulada com professores universitários e pesquisadores voltados para a questão dos direitos territoriais de povos e comunidades tradicionais.

A programação contou a realização de mesas redondas, grupos de trabalhos, reuniões de pesquisadores e professores e uma plenária de encerramento.

Segundo o professor da Uema, Antropólogo e presidente do CCN, Aniceto Cantanhede, “o objetivo do Colóquio foi trocar experiências entre as lideranças desses países, fortalecendo os grupos, a fim de traçar novas estratégias e articular possibilidades de continuidade desses encontros e dessas trocas de conhecimentos”.

O representante do Maranhão na Coordenação Nacional de Quilombo (Conac), Ivo Fonseca Silva, disse, “o evento é uma ideia de conhecer a realidade dos outros países, realizando o intercâmbio de informações. A colonização que teve seu processo quase idêntico nesses países participantes do Colóquio deixou muitas mazelas e as políticas públicas para as comunidades afrodescendentes não são atendidas, portanto visa realizar a interlocução dessas problemáticas”.