Uema realiza o V Seminário de Pós-Graduação

Por em 11 de novembro de 2013

Pensando na difusão da pesquisa científica e em contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza o V Seminário de Pós-Graduação, que traz como tema “Desafios da Pós-Graduação na Contemporaneidade: Inovação e Criatividade”.

Na noite da última sexta-feira (08), estudantes, pesquisadores e docentes reuniram-se no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), durante a abertura oficial do evento, que contou com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira, do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, do pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva, e da coordenadora de Pós-Graduação, Maria Cristiane Chaves Miranda.

Durante a solenidade, os alunos do Curso de Música realizaram uma Apresentação Instrumental, em seguida, o pró-reitor Porfírio Guerra fez uma retrospectiva dos caminhos percorridos pela Pós-Graduação da Universidade, destacando o seu papel formador. “O avanço na pós-graduação foi significativo, mas temos consciência de que precisamos avançar cada vez mais. A pesquisa é uma atitude diária! Pensar a pós-graduação é pensar a pesquisa, o ensino e a extensão juntos. Uma não pode ocorrer sem a outra. Cabe a ela produzir os profissionais aptos a contribuir para o processo de modernização do país”, pontuou.

Em sua fala, o reitor José Augusto destacou a importância da pós-graduação dentro da Universidade e apontou a necessidade de se ampliar os espaços de discussão e grupos de pesquisa entre os diversos campi. “A pós-graduação merece um momento como esse, para que possamos compreendê-la, discuti-la e aprimorá-la. A Uema almeja que todos os nossos campi possam crescer e se consolidar com professores de alto nível de titulação, para que possamos ter mais grupos de pesquisa e um maior número de programas de pós-graduação, consolidando o processo de interiorização da universidade”, destacou o reitor.

Como parte da programação de abertura, a coordenadora de Pós-Graduação, professora Maria Cristiane Chaves Miranda, lançou os Resumos da Produção Científica da Pós-Graduação Latu Sensu. Em seguida, foi a vez da coordenadora pedagógica da rede UemaNet, que realizou o lançamento dos Resumos da Produção Científica da Pós-Graduação Latu Sensu à Distância.

Ainda durante a noite, a professora Ana Cristina de Almeida Garcia, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), apresentou a palestra “Sustentabilidade e Inovação”, que apresentou alternativas de se pensar as inovações tecnológicas, aliadas à sustentabilidade.