Uema tem participação importante no Prêmio Fapema

Por em 26 de novembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença com vários vencedores do Prêmio Fapema 2013, que aconteceu na noite da última segunda-feira (25), no Teatro Arthur Azevedo.

O evento contou com a presença dos secretários da Casa Civil, João Abreu; de Ciência e Tecnologia, José Costa; e da Cultura, Olga Simão; do reitor da Uema, José Augusto Oliveira; da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; dentre outros representantes de Instituições de Ensino Superior.

Destinado a alunos de ensino médio, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, empresas inovadoras e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”, o evento distribuiu R$ 220 mil, além de troféus e medalhas, entre nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.

A Uema, orgulhosamente prestigiou e parabenizou os cincos premiados da casa. Na categoria “Jovem Cientista”, Débora Batista Pinheiro Sousa e Gabriel Xavier Silva; na “Dissertação de Mestrado”, Keneson Klay Gonçalves Machado; na “Pesquisador Sênior”, Ana Lúcia Abreu; e na categoria “Inovação Tecnologica”, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta.

Sobre a premiação de pesquisadores da Uema, o professor José Augusto ressaltou, “Cresce, a cada ano, a participação da nossa universidade nas várias categorias da premiação, nas suas diversas modalidades, fruto de um processo constante de aprimoramento do nosso fazer acadêmico. A Uema se regozija em ver seus professores e alunos homenageados. O Prêmio Fapema tem um sentido de motivação e incentivo, reconhece o trabalho dos professores pesquisadores e dos jovens cientistas e suas contribuições para o desenvolvimento do Estado”.

A presidente da Fundação, Rosane Guerra comemorou o recorde do evento, tanto em número de inscrições como em número de premiados. Ao todo, 155 projetos entraram na disputa, dos quais 32 foram escolhidos, totalizando 54 vencedores, entre orientandos e orientadores. “O Governo do Estado tem destinado cada vez mais recursos para o fomento da pesquisa por meio da Fapema. Os resultados desses investimentos já podem ser sentidos. Um deles é o número de inscrições recorde no Prêmio”. apontou Rosane Guerra.

A pesquisadora e professora Ana Lúcia Abreu, autora do premiado estudo sobre a Leishmaniose tegumentar, ressaltou a importância da honraria. “Representa a consolidação de um trabalho, de uma pesquisa que fazemos a mais de dez anos na universidade. A coisa mais importante não é só ensinar, mas construir conhecimento”.

A também premiada, Raimunda Fortes, explica que o “Software para auxilio na preservação do meio ambiente”, é uma ferramenta de grande importância para as corporações. Segundo ela, a empresa pode utilizá-lo para monitorar atividades no meio ambiente. Sobre a categoria “Inovação Tecnologica”, ela destaca, “é uma categoria importante que a Fapema tem valorizado, principalmente porque eles pediram o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e esse foi o primeiro programa de computador registrado no Maranhão”.

Com o tema "Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão", essa foi a nona edição da cerimônia que é considerada a premiação científica mais importante do Norte/Nordeste, fruto de uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Fapema, tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, bem como premiar iniciativas empresariais ou pessoais que tenham contribuído para a preservação do conhecimento, com impactos e resultados para a sociedade.

Durante a premiação, os melhores trabalhos do Seminário de Iniciação Científica (Semic), que aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também foram reconhecidos. Além disso, foram homenageados com o troféu honra ao mérito científico e tecnológico personalidades que se destacaram pelos investimentos e esforços destinados à ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento do estado, como a governadora Roseana Sarney, a pesquisadora Teresinha Rego, o pesquisador e ex-presidente da Fapema, Antonio Luiz Amaral Pereira, o pró-reitor de Administração da Uema, Walter Canales, o professor e pesquisador Emanoel Gomes de Moura, dentre outros.

Também marcaram presença no evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra e a assessora da Reitoria, Grete Pfluger.