Abertura da IV Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uema acontece hoje (09) no Centro Histórico

Por em 9 de dezembro de 2013

O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) completa vinte anos de atividades. Em comemoração a este marco, será celebrado hoje, às 18h, a abertura oficial da IV Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uema (IV Semanau), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Rua da Estrela, no Cento Histórico.

O evento contará com renomados pesquisadores e profissionais da Arquitetura, como Peter Van Lengen, David Mangin, Roberto Simon, além dos palestrantes do "Prata da Casa do CAU”. O evento acontece entre os dias 09 e 13 de novembro, com palestras, oficinas e workshops.

Uma das oficinas ministradas será a de “Construção em Terra”, que proporcionará a difusão de técnicas de construção com terra, na qual será ensinada a metodologia do adobe, que é uma tradicional tecnologia construtiva e de baixo impacto, além de palestras educativas, proporcionando aos futuros arquitetos da cidade e demais interessados a constituição de uma consciência ambiental mais plena, cada vez mais cobrada globalmente e necessária nesta nova era de sustentabilidade.

Breve Histórico do Curso

Criado em 1992, com a primeira turma iniciada no primeiro semestre de 1993, soma-se até hoje mais de 1100 alunos já matriculados no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, com mais de 500 graduados distribuídos em 27 turmas de concluintes, iniciadas desde 1998.

A trajetória do CAU é marcada pela construção da sede própria no Centro Histórico de São Luís, a realização do Curso de Especialização em Conservação Integrada Urbana e Territorial, do Mestrado interinstitucional em Desenvolvimento Urbano, ambos com a UFPE de 1999 até 2001, das pós-graduações interinstitucionais com a UFRJ com 9 doutores em Urbanismo e 2 mestres em Arquitetura.

Tal formação pode ser acrescida de uma importante experiência em extensão acadêmica e mobilidade internacional de estudantes como a realizada pelo Atelier Internacional de Criação Urbana Equinox, realizado desde 2009, em conjunto com as universidades Paris-Est, La Sapienza de Roma, Escola Superior de Arquitetura de Marselha, UFRN, UFRJ, UFPE e UFPB.