Alunos da Uniti recebem certificado de conclusão do Curso de Formação Continuada

Por em 12 de dezembro de 2013

Os alunos da turma de 2013, da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), Projeto de Formação Continuada mantido pela parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e outras três instituições, receberam na noite de ontem (11), os certificados de conclusão do curso.

Estiveram presentes na solenidade o reitor José Augusto Silva Oliveira, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a coordenadora de Extensão, Maria José Arouche; a professora Maria Alves Feitosa, representando a coordenadora geral da Uniti, Hortência Maciel Araújo; a professora Maria Lúcia Ferreira, representando todos os professores da Uniti da turma de 2013; a coordenadora de Pós-Graduação, Maria Cristiane Miranda; a professora Alzira Melo Ferreira, representando o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; e Adalgiza Zaidan, representando o presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro da Silva.

Cerca de 80 alunos receberam grau na solenidade, que representou um momento de emoção e conquista para os formandos e seus familiares. Em um ano de curso, os estudantes puderam aprender e trocar experiências acerca de temas como Saúde, Nutrição, Psicologia e Espiritualidade, dentre outros, voltado para o bem-estar da terceira idade.

De acordo com a formanda Delmira Silva Coelho, de 62 anos, a experiência da Uniti foi uma grande realização. “Eu me senti muito bem durante esse curso, é um sonho realizado, pois me permitiu viver muita coisa boa. Só tenho a agradecer à Uniti, aos professores, às amigas que fiz aqui, pela aprendizagem, pelos passeios e momentos de alegria”, afirma, acrescentando que tem planos de dar continuidade aos estudos e continuar progredindo.

O reitor José Augusto prestou homenagem aos formandos e, de pé, demonstrou seu respeito e admiração pelos que cumpriram mais essa jornada. “Esse projeto se faz valer no sentido de propiciar às pessoas momentos ricos e que lhes desperte para continuar a vida. Hoje nós estamos festejando a vida, as glórias que alcançamos nela e partilhando a alegria dos que tiveram a oportunidade de estar numa instituição, trocando conhecimentos. Tenho a convicção de que esses dias vividos na Uema propiciaram o exercício de convivência que nos tornam indivíduos melhores”, destacou.

A professora Maria Alves Feitosa, que representou a coordenadora geral da Uniti, Hortência Maciel Araújo, parabenizou a turma, expressando sua alegria em participar da cerimônia: “Este é um momento de mudança, num período em que construímos muitos sonhos, muitas alegrias. Esse momento se torna especial porque permite a vocês uma oportunidade de descobrirem novas alegrias, independente da idade que vocês têm. Que continuem vivendo esse sonho ao sair da Uniti, construindo coisas novas e vivendo a alegria de serem pessoas idosas transformadas para uma vida melhor”, ressaltou.

A Uniti é um projeto de formação continuada, criado em 1996 pelo Governo do Estado do Maranhão, e executado por Instituições de Ensino Superior como a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e entidades como Serviço Social do Comércio (Sesc) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan).

O objetivo é promover melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas, oferecendo um espaço de interação e troca de experiências, valorizando e fortalecendo suas habilidades. Por meio de ações educativas, proporcionando trabalhos socializantes, a Uniti busca o bem-estar do idoso, considerando seu estado psicológico e comportamento emocional.