Alunos de Segurança do Trabalho da Uema aprendem sobre prevenção e combate ao incêndio

Por em 3 de dezembro de 2013

No último sábado (30), alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Uema/UemaNet tiveram aula prática na Academia do Corpo de Bombeiros Militar Josué Montello, sobre “Prevenção e Combate a Incêndio”. As explicações sobre o tema foram dadas pelo aspirante David Martins Soares, que também é tutor a distância do Curso de Segurança do Trabalho, e alguns de seus pares (cadetes e aspirantes).

Eles foram acompanhados pelos tutores presenciais Francisco Robert (Polo São José Operário) e Luciana Mendes (Polo São Luís Uema – Paulo VI), Dario Soares (Coordenador do Polo São Luís Uema) e Anderson Galvão (Assistente do Curso de Segurança do Trabalho).

Na oportunidade estiveram presentes 34 alunos, sendo 16 do Polo São Luís Paulo VI, 11 do Polo São José Operário e 07 do Polo Parque Jair (S. J. de Ribamar II).

Para o tutor Francisco Robert “foi um treinamento bastante produtivo e com certeza será fundamental para a formação dos futuros técnicos em Segurança do Trabalho”.

O aspirante do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão e tutor a distância do Curso de Segurança do Trabalho, David Martins Soares, explica como foi a prática: “Na oportunidade, descrevemos procedimentos desde o uso doméstico ou no ambiente laboral à extinção de pequenos focos de incêndio. Essa prática consistiu em condicionar o aluno a fazer utilização da junta estorce, que é o acoplamento de mangueira à fonte geradora de água. Outra coisa foi ensiná-los o procedimento correto de aduchar e desaduchar (enrolar e desenrolar) a mangueira. Procedimentos esses que garantem uma eficácia maior no combate ao incêndio. Posteriormente, fizemos um breve explanação sobre as classes de incêndio, os métodos de extinção e os aparelhos extintores de incêndio, além de fazer breves comentários sobre vazamento de VLP e acidentes domésticos causados pelo mesmo”.

A aluna Miriam Monteiro destacou a importância da prática: “Foi muito importante porque pudemos aprender sobre o tema e aplicar no nosso convívio diário a questão do combate e extinção de incêndio”.