Capes aprova Mestrado Acadêmico em Biodiversidade, Ambiente E Saúde no CESC

Por em 20 de dezembro de 2013

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, na última terça-feira (17), o Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do Centro de Estudos Superiores de Caxias(CESC), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema)).

O objetivo é formar profissionais com o perfil de forma integrada aos fatores bióticos e abióticos, que interferem na dinâmica e distribuição e evolução das diferentes fitofisionomias dos ambientes tropicais; identificar a biodiversidade, através da taxonomia e sistemática com o propósito de diagnosticar os ambientes e os possíveis impactos destes, produzindo conhecimento sobre biodiversidade e suas inter-relações com o ambiente de forma interdisciplinar.

O programa compreende uma linha de pesquisa Diversidade Animal e Vegetal de Ambientes Tropicais, e está composto por um quadro de 14 professores, entre eles: Maria Claudene Barros (CESC), Carlos Augusto Silva de Azevêdo (CESC), Dante Pavan, Elmary da Costa Fraga (CESC), Francisco Limeira de Oliveira (CESC), Francisco Laurindo da Silva (CESC/), Gonçalo Mendes da Conceição (CESC), Lucielma Salmito Soares Pinto (CESC), Maria do Desterro Soares Brandao Nascimento (CESC), Paschoal Coelho Grossi (Fixação Dr.), Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta (Cecen), Rita de Maria Seabra Nogueira de Candanedo Guerra (CCA/), Valéria Cristina Soares Pinheiro (CESC), Zafira da Silva de Almeida (Cecen).

De acordo com a Capes 2013, o Estado do Maranhão apresenta apenas 24 cursos de Mestrado Acadêmico, entre eles: 1 Ifma, em São Luís; 2 Uniceuma, em São Luís; 4 Uema, em São Luís e 17 Ufma, onde 15 estão em São Luís, 1 em Imperatriz e 1 em Chapadinha. Com isso, o curso de Mestrado do CESC será o primeiro curso de pós-graduação “Stricto Sensu" da Uema no interior de Maranhão, e o terceiro, considerando todas as IES do Estado do Maranhão.

Caxias, através do CESC, vem se consolidando como um centro formador de profissionais na área da saúde com os cursos de enfermagem e medicina, e nas licenciaturas com os cursos de Ciências/Biologia e Ciências Biológicas, entre outros, formando a mais de uma década profissionais para atuar na área de educação em todo o Maranhão.

Dessa forma, a Uema, como IES, tem desempenhado um relevante papel, voltado à promoção de conhecimento em diferentes áreas para que o município e áreas próximas possam se desenvolver e proporcionar à comunidade do leste maranhense melhoria da qualidade de vida.

Neste sentido, a Uema tem incentivado e apoiado à criação de novos cursos de pós-graduação “Stricto Sensu”, garantindo sua missão de “servir à sociedade, oferecendo formação educacional de excelência orientada para a cidadania, produzindo conhecimento e prestando serviços de qualidade, por meio de uma gestão participativa com responsabilidade social e ambiental”, disse Claudene Barros, uma das coordenadora do curso.

Claudene Barros, explica ainda que “esse curso de Mestrado promoverá a melhoria da qualificação e contribuirá de forma efetiva na inserção de profissionais altamente qualificados contribuindo desta forma para o desenvolvimento do Estado do Maranhão e região dos cocais. Os estudos sobre a Biodiversidade, Ambiente e Saúde, exigem uma abordagem interdisciplinar”. Ela acredita que “o Programa vai estimular uma nova compreensão da realidade dos ambientes tropicais, articulando elementos da fauna, flora, homem e saúde, na busca da compreensão da complexidade das relações entre homem e biodiversidade”.

Site do resultado: