Estudante do Curso de Química é destaque no XXV Semic

Por em 18 de dezembro de 2013

O estudante Ítalo Rennan Sousa Vieira, foi um dos premiados na última edição do XXV Seminário de Iniciação Científica da Uema, o Semic, que aconteceu no início do mês. Acadêmico do Curso de Química Licenciatura, o estudante foi premiado em 1° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, e recebeu a honraria de Bolsista Destaque 2013 pelo Pibic Uema.

Em sua pesquisa intitulada “Produção de emulsões cosméticas utilizando o óleo de babaçu (Orbignya phalerata Martius), oriundo da região dos Cocais, Estado do Maranhão, Brasil”, que teve como orientadora a professora Maria Célia Pires Costa. O estudo mostrou a importância da fitoquímica associada à tecnologia farmacêutica, realizada a partir da coleta das amêndoas de babaçu e do óleo (extraído pelas quebradeiras de coco babaçu), que possibilitou a realização de um estudo de caracterização do óleo quanto às análises físico-químicas; e da aplicação do material obtido no preparo de emulsões cosméticas.

Segundo Ítalo, sua pesquisa irá contribuir para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. “Nossa pesquisa possui grande relevância para o estado, pois visa à aplicabilidade de produtos cosméticos, utilizando a matéria que temos em abundância, o óleo de babaçu, o qual objetiva o aproveitamento de recursos naturais como ferramenta para o desenvolvimento sustentável e consequentemente para melhorar a qualidade de vida da população. Os dados inovadores do trabalho certamente irão contribuir para a redação de depósito de patente da Uema”.

Sobre a experiência de receber uma premiação de destaque no Seminário de Iniciação Científica, o estudante afirma que “o Semic é um dos primeiros desafios encarados pelos alunos bolsistas, que durante um ano trabalham sem cessar para o bom andamento de suas pesquisas. Muitos resultados de grande relevância foram apresentados no evento. E, sem dúvida, a “Socialização do Saber Científico e a Inovação” estavam ali presentes. Além de servir como início de uma longa jornada na vida científica, o Semic proporciona o encontro da pesquisa, integrado aos conhecimentos acadêmicos”, destacou.

Além da premiação no XXV Semic, Ítalo já foi congratulado em premiações com o 1º lugar na apresentação de trabalhos orais na VII Jornada de Química e IX Semana de Ciências, neste mesmo ano de 2013, com o trabalho “Estudo da prospecção tecnológica de patentes ligadas à utilização do óleo de babaçu em emulsões cosméticas”.