Formação de professores é tema de evento realizado no CCSA

Por em 16 de dezembro de 2013

Com o objetivo de capacitar os estudantes de Ciências Sociais e professores de Sociologia em Metodologias de Ensino de Sociologia, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza hoje (16) e manhã (17), o ciclo de palestras “Formação de Professores, Material Didático e Ensino de Sociologia: experiências do Paraná e do Maranhão”.

O evento, que visa contribuir para o fortalecimento e consolidação da licenciatura em Ciências Sociais/Sociologia da Uema, aconteceu na manhã de hoje e reuniu autoridades, estudantes e professores, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Estiveram presentes o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; a diretora do Curso de Ciências Sociais, Karina Borges; a professora palestrante da UEL/PR, Ângela Maria de Sousa Lima; e o chefe do departamento de Ciências Sociais, José Domingos Cantanhede.

Ao iniciar a solenidade, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa enalteceu a iniciativa da realização do seminário, afirmando que é necessário que se leve a discussão do ensino da sociologia para dentro da universidade. “Todos aqueles que se comprometem com a formação do professor, em especial, no campo das ciências sociais, se comprometem por acreditar que não estão apenas diante de uma exigência legal, mas diante de um desafio pedagógico. E esse desafio obriga a participação de todos”, pontuou.

O professor José Antônio Ribeiro saudou a todos, dando boas-vindas aos alunos e aos professores visitantes. Em sua fala, o professor explanou ainda sobre a questão do ensino da sociologia, e agradeceu o apoio da instituição na concretização do evento.

Seguindo a programação do evento, a mesa redonda “Formação de professores e Ensino de Sociologia na Educação Básica: problemas e perspectivas”, contou com a apresentação dos professores Ângela Maria de Sousa Lima, (UEL/PR); Adriana Regina de Jesus Santos (UEL/PR); e Juarez Lopes de Carvalho Filho (UFMA).

Ainda hoje, no horário da tarde, serão lançados os livros:

– “Sugestões Didáticas de Ensino de Sociologia”

– “Práticas e Debates na Formação de Professores de Sociologia/Ciências Sociais”

– “Caderno de Metodologias de Ensino e de Pesquisa de Sociologia”

– “Experiências e Reflexões na Formação de Professores”

– “Inclusão: Debates em Diferentes Contextos”

– “Práticas e Reflexões de Metodologias de Ensino e de Pesquisa do Projeto Prodocência da UEL.