Funcionários da Caema palestram sobre tratamento de água para alunos de Meio Ambiente


Por em 2 de dezembro de 2013



Na manhã do dia 29 de novembro, o Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet recebeu funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, os quais ministraram palestra sobre as principais fontes de captação de água e formas de tratamento antes da distribuição e estimativa de custos anuais, além de procedimentos de controle sanitários da água.

Na ocasião, estavam presentes alunos do curso técnico em Meio Ambiente, modalidade a distância, da UEMA. O momento foi transmitido também, via web conferência, para 5 polos e-Tec do UemaNet: Timon, Grajaú, Pinheiro, São Luís e São José de Ribamar.

Segundo o Engenheiro Civil e Gerente de Meio Ambiente da CAEMA, Raimundo Medeiros, a CAEMA tem um plano de informar à população estudantil sobre o tratamento, desperdício de água, técnicas de controle e monitoramento da distribuição em todo o território maranhense. “Temos um programa chamado CAEMA na Escola, que é voltado a alunos da rede pública estadual, municipal e privada”, explicou o engenheiro.

A especialista em Saúde Pública e gerente de coordenação da companhia de meio ambiente da CAEMA, Nazareth Silva, argumentou como é procedida a inclusão ao Programa. “A escola envia um ofício dirigido ao presidente da empresa solicitando a palestra e, então, automaticamente a instituição fica cadastrada em nosso sistema”, ressaltou Nazareth.

Durante as explicações, Lenimar Veiga, que é mestre em Saúde e Meio Ambiente Industrial, e o engenheiro Raimundo Medeiros, explanaram as algumas questões como: desperdício e algumas ações desenvolvidas pelo controle de qualidade da água da companhia.

A coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, Andréa de Araujo, esteve presente e relatou sobre a importância dos acadêmicos participarem e esclarecem as dúvidas. “No meio da formação profissional do técnico em meio ambiente é necessário o conhecimento das políticas técnicas, parâmetros de qualidade de água. Nas esferas nacionais, estaduais e municipais a CAEMA tem um papel muito importante nesse processo”.

Sabe-se que a água é um recurso  natural renovável e a aluna  Jandira Gomes Ferreira de Melo, não deixou de questionar sobre esse tema. "A palestra foi muito importante e esclarecedora, pois nos colocou a par de todo o tratamento da água consumida pela população maranhense", destacou a aluna. 



Últimas Postagens