IV Semanau homenageia os vinte anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Por em 10 de dezembro de 2013

A 4ª edição da Semana Maranhense de Arquitetura e Urbanismo (Semanau), promovida pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), teve suas atividades iniciadas em solenidade oficial na última segunda-feira (09), no auditório do Curso de Arquitetura. Com o tema “Construindo Arquitetura e Urbanismo no Maranhão”, a programação deste ano comemora os 20 anos de implantação do Curso na Uema.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira; do coordenador da IV Semanau, professor Alex Oliveira de Souza; do pró-reitor de Administração, professor Walter Canales Sant’Ana; do presidente do Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Mozar Júnior; do diretor do Estaleiro Escola, Luis Phelip Andres; e do secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Diniz Lima, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda.

Na ocasião, professores, diretores de curso, chefes de departamento e funcionários foram homenageados em nome da Universidade, pelas contribuições com o desenvolvimento e consolidação do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Dentre estes, nomes como o do professor Abelardo Moreira do Nascimento e Carlos Alberto dos Santos, foram agraciados pelos seus trabalhos em prol da fundação do Curso, no ano de 1993.

Em seu discurso de homenagem, o reitor José Augusto enfatizou a importância do capital humano para a instituição, considerando-o como responsável pela construção do seu valor e prestígio diante da sociedade: “Muitos dos que hoje homenageamos formam ou formaram cidadãos, preparam profissionais para a vida, e exercem o indiscutível papel de vanguarda na produção, na crítica e na difusão do conhecimento. Todos demonstram clarividência da ação libertadora e transformadora que só a educação proporciona”, ressaltou.

Em nome de todos os homenageados da noite, a professora Grete Pflueger, que esteve à frente da direção do Curso no período de 2002 a 2004, ressaltou a honra em receber o reconhecimento da Universidade, e que a consolidação do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é resultado de uma construção coletiva: “Nós entramos aqui há 20 anos e nos qualificamos aqui dentro, alcançamos muitas conquistas conjuntamente, como a nossa sede própria, com laboratórios e auditório, projetos de pesquisa e extensão, operação internacional, além de publicações e muitos resultados concretos nos últimos anos. É um prazer continuar colaborando na construção desse curso, que se reinventa a cada dia”, afirma.

O professor Alex Oliveira, coordenador da IV Semanau, destacou o valor da participação dos estudantes no desenvolvimento do CAU: “Temos que reconhecer que a força deste Curso está na capacidade de mobilização dos alunos. Quando se tem vontade de transformar uma realidade e se envolver de maneira a contribuir com isso, temos a certeza de que nós nos transformamos não só enquanto alunos e profissionais, mas também enquanto pessoas”, reiterou.

A programação da IV Semanau se estende até o dia 13 de dezembro, com a realização de oficinas, palestras, exposição de trabalhos e lançamento de livro.

Sobre o CAU

O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Estadual do Maranhão foi criado em 1992, com sua primeira turma iniciada no ano seguinte. Durante os 20 anos de fundação do CAU, passaram pelo Curso 1.100 alunos matriculados, com mais de 500 formados. Dentre as principais conquistas, destaca-se a aquisição da sede própria no Centro Histórico de São Luís, a realização do curso de Especialização em Conservação Integrada Urbana e Territorial, do Mestrado em Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o projeto de extensão Equinox, realizado em conjuntos com as universidades Paris-Est, La Sapienza de Roma, Escola Superior de Arquitetura de Marselha, e outras universidades brasileiras.