Laboratório de Extensão Rural apresenta projetos durante Seminário

Por em 20 de dezembro de 2013

Na manhã desta sexta-feira (20), estudantes, professores e pesquisadores se reuniram no auditório do Curso de Medicina Veterinária para a apresentação do Seminário de Extensão Labex (Laboratório de Extensão Rural). O objetivo do Seminário foi a apresentação das atividades desenvolvidas nos projetos e os resultados encontrados ao longo do desenvolvimento.

Entre os trabalhos apresentados durante o seminário, estão o projeto “Dinâmica Territorial nos Lençóis Maranhenses/Munim”, e o projeto “Experimentação Participativa”, que foi desenvolvido em parceria com agricultores, pescadores e artesãos.

O professor do Curso de Veterinária, Itaan Santos, apresentou as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Extensão Rural que, segundo colocou, “é um espaço de pesquisa para a discussão e execução de conhecimento e metodologias práticas sobre a extensão e o desenvolvimento rural”.

O professor destacou ainda que, para o próximo ano, já são esperados a elaboração de outros dois projetos, o “Extensão Tecnológica”, que está relacionado com a lógica da ciência e tecnologia, e o projeto “Desenvolvimento Territorial”. “Além disso, vamos apresentar uma proposta nova de Estágio Vivência, onde os estudantes serão inseridos nas comunidades rurais de assentamentos da reforma agrária durante as férias”, pontuou.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, aproveitou a ocasião e parabenizou os estudantes e professores que fazem parte do Labex, ressaltando a satisfação em ter a estrutura do Laboratório no Centro. “O Labex é exatamente o setor da instituição que faz a extensão rural, que é muito importante para toda a universidade, porque faz parte do tripé que sustenta a academia”.

O Labex conta com uma média de 40 estudantes que desenvolvem projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia de Pesca e das Ciências Biológicas.