Pedagogia da Infância é discutida na III Jornada de Formação de Docentes

Por em 10 de dezembro de 2013

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), por meio do Curso de Pedagogia à distância com o apoio da direção do Curso de Pedagogia presencial, realizou no período de 4 a 6 de dezembro, a III Jornada de Formação de Docentes, abordando o tema “Pedagogia da Infância: saberes e práticas de ensino”.

O evento reuniu alunos e tutores de Polo da Uema/UAB dos municípios de São Luís, Arari,Colinas, Pinheiro, São Bento, Carolina, Grajau, São João dos Patos, Timon, Santa Inês, Anapurus, Dom Pedro, Barreirinhas, Icatu. Contou, ainda, com a presença dos coordenadores de Polos  Uema/UAB  de Pinheiro, Anapurus, Santa Inês e São Luís.

A conferência de abertura foi proferida pelo Dr. Casemiro Campos da Universidade Federal do Ceará (UFCE), as palestras proferidas e mediadas pelos professores do Defil: Maria de Fátima Serra Rios, Maria José Fiquem, Lourdes Maria de Oliveira Paula, Fernando Cesar dos Santos Joayres Ribeiro, Heloisa Varão, Marilda Rosas, Maria José Arouche, Antonia Márcia Torres, Leila Amun e professores do Ifma e da Ufma, Maria do Socorro Botelho e Alexsandra Barros; professores da Semed Claudia Vale, Simara Pereira e Colaboradores da UemaNet Jocelia Reis Soares, Maria Eliane Pereira, Kate Lis Santos, Isis Monteles, Ilma Pinheiro, Ednan Baldez e também os tutores Claudinei Rodrigues, Patrícia Barra, Ana Carla Vale, Waleria Martins, Elvia Cliffe Magda Macedo e os Coordenadores de Polo UAB Santa Inês David e Maria de Fatima Neri Silva.

As comunicações orais e exposições de projetos desenvolvidos nos Estágios de Educação Infantil e da Rede Leitora Terra das Palmeiras implantada nas Escolas da Cidade Olímpica em parceria com a Caos, tutores ingressantes em 2009 foram homenageados recebendo um troféu da diretora do curso, professora Heloisa Varão.

As apresentações culturais foram o espetáculo Grease, do Colégio Dom Bosco, e a comédia de Artur Azevedo ''Entre a missa e o almoço'' – Projeto Mambembeando do Grupo Universitário de Teatro – GUT/Ufma.

Os objetivos foram alcançados, visto fomentar um olhar reflexivo sobre as práticas de ensino nos diferentes contextos escolares e estreitar a convivência dos acadêmicos de vários municípios, além de explorar as práticas pedagógicas baseadas em princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, associando assim, os múltiplos saberes e práticas coletivas construídas no chão da escola que influenciam e são influenciados pela sociedade do conhecimento.

A Jornada foi realizada graças ao apoio da Uema/Proexae/Prefeitura, PRA / UemaNet, Cecen /Fapead, Edições Paulinas, FTD, Editora Vozes, Creche Clube de Mães do Turu, Escola Nossa Senhora da Conceição da Cidade Olímpica.