Professor do Cessin participa de encontro Latino-Americanos sobre trabalho docente

Por em 9 de dezembro de 2013

O Professor Severino Vilar de Albuquerque, do Cessin-Uema participou, recentemente, em Vitória – ES, do VII Encontro Brasileiro Rede Estrado – Trabalho Docente e Políticas de Responsabilização. O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), reuniu pesquisadores do Brasil e outros países da América Latina que se dedicam à pesquisa sobre o trabalho docente no âmbito das políticas e do planejamento educacional.

O professor integrou Painel cujo tema “Política e planejamento educacional: trabalho e formação docente,discutiu sobre o planejamento educacional no Brasil nas últimas décadas, dando ênfase ao impacto das políticas educacionais  sobre a formação e o trabalho docente.

Também compuseram o Painel, as professores Marília Fonseca (UnB); Elizângela Scaff (UFGD); e Eliza Bartolozzi (UFES). O painel, além de discutir sobre a o planejamento educacional no Brasil, apresentou resultados de uma pesquisa em rede, que integra algumas universidades, incluindo a Uema-Cessin, por meio do professor Severino Albuquerque.

Os dados apresentados e discutidos pelo professor referem-se à pesquisa em rede, coordenada pela professora Marília Fonseca, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, bem como da sua pesquisa de doutorado, cuja tese, defendida no dia 15 de março último, investigou os efeitos da formação continuada de professores desenvolvida por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) em redes públicas municipais de ensino do Maranhão.

Na oportunidade, aconteceu o lançamento do Livro “Política e Planejamento Educacional no Brasil do Século XXI”, em que o professor Severino é coautor.

Segundo o professor, o encontro propiciou um espaço fecundo de discussões, pois oportunizou aos pesquisadores, bem como aos alunos dos programas de pós-graduação presentes ao evento discutir experiências de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da política e do planejamento educacional e suas repercussões na formação e no trabalho docente.