Rebax lança Sumário e Cartilha para gestores e comunidade da Baixada Maranhense

Por em 4 de dezembro de 2013

No último sábado (30), a Universidade Estadual do Maranhão realizou, na Fazenda Escola de São Bento, a 2ª Etapa do II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax). O evento reuniu pesquisadores, líderes das comunidades locais, autoridades da Uema e estudantes.

A Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax) é uma rede que engloba pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão, e mantém parceria com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que realizam estudos na Baixada Maranhense, e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região. Atualmente a Rede apresenta doze projetos, executados entre 2011 e 2013 e conta com a participação de doutores, mestres e graduandos, além da comunidade local.

Durante a 2ª etapa da Rebax, foi realizado o lançamento de um Sumário Executivo e de nove Cartilhas, destinadas a gestores municipais e líderes das comunidades. O Sumário Executivo é um livro que apresenta um capítulo de cada projeto executado pelos pesquisadores. O sumário traz, ainda, orientações aos gestores públicos e aos líderes de comunidade de diferentes áreas. Já a Cartilha, é direcionada à comunidade, com orientações simples, numa linguagem acessível, para entender o que foi encontrado durante as pesquisas e quais os resultados.

A Rede tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio do edital Rebax, e é coordenada pela Profª. Dra. Zafira Almeida, da Uema que coloca como diferencial da Rede o lançamento dos produtos oriundos das pesquisas, que vão ao encontro da comunidade. “Além do paper, do artigo no periódico, conseguimos alcançar aqueles que de fato farão uso dos resultados das pesquisas. O produtor rural, o pescador, a família da baixada”, ressaltou a coordenadora que ainda agradeceu o empenho dos participantes da Rede: “Temos muito orgulho de todos aqui, em especial dos bolsistas juniores, eles vão a campo e se envolvem com a comunidade”, acrescentou.

De acordo com reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, esta é uma grande experiência em que a comunidade acadêmica democratiza o conhecimento para o benefício dos 23 municípios integrantes da Rebax: "A Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax) materializou um conjunto de propostas para o desenvolvimento sustentável da Região, ainda tão carente de informações e de orientações técnicas, graças ao trabalho acadêmico e científico de professores e alunos das instituições universitárias do Maranhão, membros da Rede,com a efetiva participação da comunidade local”, afirma.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, avalia as atividades da Rebax, de grande importância para o desenvolvimento da região da Baixada Maranhense. “Essa é uma coisa inédita, porque nos demais projetos de pesquisa, a preocupação é sempre de, com os resultados, escrever artigos científicos, algo que, só quem vai ter acesso, é a comunidade científica. E nesse projeto da Rebax, o diferencial é que, além do artigo científico, que é muito importante para a produção científica da universidade, foram elaborados os produtos da Rede, que são as Cartilhas, com orientações técnicas para a comunidade, numa linguagem que possa ser entendida, e o lançamento do Sumário Executivo, que é uma súmula das pesquisas e orientações para os gestores públicos. Ou seja, nós estamos apresentando pra eles o que pode ser incluído nas políticas públicas do município para melhorar aquele setor”, pontuou a pesquisadora.