Reunião do CAD delibera sobre normas e aquisição de prédios para os campi do interior


Por em 11 de dezembro de 2013



O Conselho de Administração-CAD, reunido na manhã desta quarta-feira (11), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), deliberou sobre matérias de grande interesse para a Universidade.

Foi aprovada norma específica para o pagamento de taxas, de depósito e  anuidade de patentes, bem como modelos de utilidade e programas de computador. Essa Resolução, aprovada pelo CAD, aperfeiçoará o processo de registro da propriedade intelectual dos conhecimentos gerados na Uema. Também foi aprovado o Regimento do Hospital Veterinário.

Outra matéria aprovada e que se constitui em um grande avanço em prol da pesquisa, especialmente de laboratórios e núcleos, foi a criação da Bolsa de Apoio Técnico Institucional – BATI e da regulamentação dos critérios para sua concessão. O edital sairá em 2014.

Foram aceitas, na forma regimental por unanimidade, as doações de imóveis para a Uema: a) os prédios do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin) e do Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), pela Vale; b) terreno para o Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti), pelo Instituo Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma).

O vice-reitor, professor Gustavo Costa, que presidiu a reunião, assim comentou as deliberações do CAD: “Hoje foi um dia histórico para o Conselho de Administração e para a Uema, em razão do que foi aprovado nesta manhã. O Regimento do Hospital Veterinário, a criação da Bolsa BATI e o disciplinamento sobre o pagamento de patentes foram avanços significativos e que permitirão um salto qualitativo institucional. Além disso, a incorporação ao patrimônio da Uema dos imóveis (prédios) do Cessin  e Cesa, anseios antigos das comunidades desses Centros, e de um terreno de 5 hectares para o Cesti, onde será projetada a nova sede daquele Centro, representam conquistas grandiosas para nossa instituição.”   



Últimas Postagens - Array /