Seminário de Iniciação Científica da Uema tem início hoje

Por em 4 de dezembro de 2013

Com o tema “Socialização do Saber Científico e a Inovação na Uema”, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) estará realizando, na noite desta quarta-feira (4), a solenidade de abertura do XXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), que acontecerá até a próxima sexta-feira (6), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Praia Grande.

De acordo com os organizadores, a PPG, com esta iniciativa, visa estimular e incrementar a pesquisa em seus mais diversos segmentos dentro da instituição.

No campo da graduação, a Uema insere-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, com bolsas do próprio órgão; da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); e da própria universidade.

Com isso, a Uema pretende possibilitar a ampliação da oferta de bolsas e a participação cada vez maior do seu corpo discente em pesquisa, o que, segundo ela, propicia uma maior produção de conhecimento.

Durante o SEMIC, serão apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica. Os trabalhos serão avaliados por professores que integram o Comitê Institucional e por um grupo de professores bolsistas de produtividade do CNPq, que, no final do evento, apontarão os que mais se destacaram, com base no mérito científico, dentro de sua área de conhecimento.

O evento compreende 330 trabalhos institucionais de iniciação científica, além de pesquisas voluntárias, que serão apresentados em pôsteres. Algumas palestras e minicursos, que serão ministrados, completam a programação que se encerrará com a premiação para os melhores trabalhos por área de conhecimento. Veja a PROGRAMAÇÃO./imagens-noticias/files/Programacao SEMIC.pdf