Uema assina acordo de cooperação com a Fiema/Senai

Por em 22 de dezembro de 2013

Em reunião realizada na última sexta-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o reitor José Augusto Silva Oliveira, assinou o Convênio de Cooperação Técnica, Científica, Cultural e Financeira, que oficializa o acordo de apoio mútuo entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Na ocasião, também estiveram presentes a professora Ilka Márcia Serra, coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet); Edilson Baldez das Neves, presidente da Fiema; Marco Antônio Moura, diretor regional do Senai; e Roseli Ramos, superintendente do Sesi; além dos conselheiros do Senai, Fiema, entre outros.

O convênio, que tem o objetivo de articular mecanismos e contribuir para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, por meio da formação e capacitação de mão de obra especializada, estabelece um acordo direcionado ao desenvolvimento de projetos e o intercâmbio em temáticas educacionais, culturais, científicos, tecnológicos e de pesquisa.

Para o reitor José Augusto, o momento é de grande importância não só para a Uema e a Fiema, mas para todo a sociedade maranhense. “Eu vejo que esta integração pode resultar em grandes benefícios tanto para a universidade, quanto para o próprio sistema, a indústria e o setor produtivo. A instituição universitária só faz sentido se ela se faz necessária, a serviço do bem comum e, assim, estamos hoje aqui assinando um convênio que vai possibilitar uma maior interação entre a academia e o setor produtivo do estado”, afirma.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, ressaltou a honra com a qual a entidade firma parceria com a universidade. “É com grande satisfação que recebemos a Uema, considerando a importância de seus representantes aqui para a assinatura de um acordo que será de grande valia para os objetivos da nossa instituição, na contribuição para o desenvolvimento da indústria no nosso estado”, disse.

Segundo Marco Antônio Moura, diretor regional do Senai, a instituição se compromete a empenhar sua estrutura em recursos humanos, física e tecnológica para apresentar soluções e serviços à indústria no Maranhão: “Nós também iremos demandar da Uema programas de qualificação profissional para elevar o nível de formação dos nossos instrutores. Iremos elaborar planos de trabalho que possam apresentar seu serviço à sociedade, à classe empresarial e à indústria maranhense”, destacou.